ESPECIAL PUBLICITÁRIO

09/11/2016 19h36 - Atualizado em 09/11/2016 19h36

7 mitos sobre o milho na cerveja

Ingrediente é usado em várias partes do mundo como fonte alternativa de açúcares.

porSomos Todos Cervejeiros

conteúdo de responsabilidade do anunciante

  •  
cervejeiros_mitos_milho_foto (Foto: Nitr/Shutterstock)Cerveja pode ter milho na receita.

Nos últimos anos, um assunto se tornou recorrente nas mesas de bares e redes sociais: o uso de milho na cerveja. O debate sobre os ingredientes usados na gelada de cada dia, no entanto, muitas vezes vem cheio de desinformações. E o maior injustiçado é o milho, cereal usado no dia a dia de milhões de pessoas para fazer uma série de coisas, desde alimentos como polenta até bebidas como o whisky.

Usado há milênios para fazer bebidas alcoólicas, o milho na cerveja não é coisa recente, muito menos exclusividade do Brasil. E também não é vilão. Sua função na receita é fornecer açúcares fermentáveis sem acrescentar aromas e sabores, além de poder dar leveza para a bebida.

Confira sete mitos sobre o milho na cerveja:

Cheiro de pamonha – Não, não e não. Você não sentiu cheiro de pamonha, de milho cozido ou de canjica na sua cerveja. Isso porque o milho não acrescenta aroma algum na cerveja

Legumes? – Não é incomum cervejas apresentarem um aroma de legumes cozidos, só que ele não é do milho, mas sim do malte. Esse cheiro vem de um composto chamado DMS, considerado um off flavor (aroma indesejado) da bebida.

Suquinho de milho – Também não, você não sentirá gosto do milho na cerveja. O ingrediente é usado como simples fonte de açúcares fermentáveis na bebida, e não acrescenta sabor.

Milho na cerveja estufa – Está aí outro mito relacionado ao ingrediente. O que dá corpo para a cerveja é o malte, o milho faz justamente o contrário e pode é justamente tornar a bebida mais leve.

Cerveja de qualidade não leva milho – O uso de adjuntos como o milho nada tem a ver com a qualidade da bebida. Há, por exemplo, renomadas e premiadas cervejas de países como a Bélgica, uma das mais inventivas escolas cervejeiras do mundo, que utilizam milho em suas receitas.

A cerveja fica aguada – O uso de milho na receita da cerveja, em geral, tem o objetivo de fornecer açúcares fermentáveis sem acrescentar corpo para a bebida. Isso deixa a cerveja mais leve, mas não aguada.

Usado para baratear a cerveja – Nem sempre. Apesar de ter um custo menor do que o malte, o milho tem outras funções também. Em muitas cervejas ele é usado propositalmente para equilibrar ou dar leveza à bebida.

Logo Somos Todos Cervejeiros

conteúdo de responsabilidade do anunciante

Shopping
    busca de produtoscompare preços de