Se você entrar em qualquer loja especializada em cervejas certamente encontrará ao menos um rótulo com a palavra Session. Tendência no mercado cervejeiro norte-americano, com alguns rótulos já considerados clássicos, essas bebidas apresentam leveza e alta drinkability, mas sem perderem em aromas e sabores. Mas afinal, o que é uma Session beer?
Session não é um estilo, mas sim uma categoria dentro das cervejas. Simplificadamente, dá para dizer que são rótulos em que um estilo é suavizado pelo cervejeiro para aumentar sua drinkability, ou seja, para deixá-la mais fácil de beber. Elas são cervejas com uma pegada mais leve e teor alcoólico que dificilmente ultrapassa os 5%, para serem consumidas em grandes quantidades.
Apesar de serem cervejas que ganharam notoriedade recentemente através da escola norte-americana, sua origem remonta ao século XVIII, na Inglaterra. Na época era comum os trabalhadores consumirem cerveja no intervalo do trabalho, e uma das teorias é de que o termo surgiu nessa época, pois esses períodos eram chamados de “Session”. No caso dos ingleses, eram servidas cervejas leves com menos álcool, geralmente entre 3% e 4% de ABV, em estilos como as Bitter e Mild Ales.
Características das Session
Hoje o terno Session é fortemente incorporado pelas cervejarias norte-americanas, que o utilizam para caracterizar versões mais suaves de alguns estilos, como IPA e Pale Ale, entre outras. Enquanto uma American IPA possui o característico amargor do lúpulo com teor alcoólico entre 5,5% e 7,5%, uma Session IPA terá ABV em torno dos 4,5%, deixando-a refrescante, mas sem perder a potência do lúpulo. Um bom exemplo fácil de encontrar no Brasil é a Founders All Day IPA, que contém 4,7% de álcool.
As cervejarias brasileiras também entraram na onda e disponibilizam Sessions por aqui. É o caso da mineira Wäls, que tem a Session Citra, uma IPA com apenas 3,4% de álcool, com alta refrescância e aromas cítricos. Já a Bohemia lançou a Oito e Um, uma Session Stout com 4% de ABV.
Sazonal ou Session?
Muita gente confunde esses dois termos, mas é fácil de perceber a diferença. Primeiro, cervejas Session podem ser parte do catálogo regular de uma cervejaria, ou seja, serem produzidas o ano inteiro. Já as sazonais são feitas apenas em um determinado período do ano. Exemplos são as Märzen, produzidas para a Oktoberfest, e as Pumpkin Ales, cervejas de abóbora feitas para o Halloween.