ESPECIAL PUBLICITÁRIO

30/09/2016 10h27 - Atualizado em 30/09/2016 10h27

Dez estilos de cerveja para matar a sede no calorão

Além da tradicional Pilsen, estilos como Weizenbier, Vienna Lager, Pale Ale e Saison podem ser opções refrescantes.

porSomos Todos Cervejeiros

conteúdo de responsabilidade do anunciante

cervejeiros_calor 1 (Foto: NAR studio/Shutterstock)Cerveja é boa pedida para espantar o calorão.

Verão, praia e uma boa cerveja gelada. Tem combinação melhor? No Brasil, nenhum estilo bate a Pilsen, com a cor que combina com o sol escaldante, mas a leveza e a refrescância para aplacar o calorão. Mas outros estilos podem ser alternativa, desde cervejas que se assemelham às Pilsens até alguns mais complexos e ainda assim refrescantes.

Confira 10 opções que vão matar a sede com muito sabor e aroma.

Pilsen – A boa e velha Pilsen nunca falha quando o assunto é refrescância. Estilo de cerveja mais consumido no mundo, é conhecida por ser leve, com aromas e sabores equilibrados e uma ótima opção para espantar o calor. Até sua cor dourada combina com o sol dos dias quentes.
 

Vienna Lager – Nascida na cidade de Viena, na Áustria, é um dos estilos que veio na cola da Pilsen. Assim como sua irmã de origem tcheca, a Vienna Lager é uma cerveja clara, leve e refrescante, com final seco que pede o gole seguinte.

Weizenbier – As cervejas de trigo alemãs são, muitas vezes, a porta de entrada no mundo das especiais. Por serem leves e refrescantes, não assustam tanto o iniciante, e agradam com suas notas de banana e cravo.

Berliner Weisse – Estilo clássico da escola Alemã, a Berliner Weisse quase morreu e por muitos anos foi produzida apenas em Berlim por duas cervejarias. Mas nos últimos anos ela foi ressuscitada e se tornou uma queridinha dos cervejeiros. Feita com trigo, de corpo baixo e pouco álcool, é conhecida por sua pegada azeda e cítrica no paladar e por ser muito refrescante.

Witbier – Outro estilo feito de trigo, a Witbier tem origem belga e combina muito bem com o calor. É uma cerveja leve e que leva em suas receitas raspas de frutas cítricas, em geral laranja, além de coentro ou outros temperos. O uso da fruta aumenta a sensação resfrescante da cerveja, além de junto com as especiarias dar mais sabor à cerveja.

Kölsch – Também originárias da Alemanha, as Kölsch antigamente só eram produzidas na cidade de Colônia (de onde vem seu nome) e também quase desapareceram. Com bastante equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor do lúpulo, são leves e assertivas, e curiosamente possuem certo toque de vinho no aroma.

Saison – Quem disse que cerveja leve não pode ser complexa? As Saisons, ou Farmhouse Ales, são cervejas de origem belga leves e refrescantes, mas também cheias de diferentes aromas e sabores. O frutado e condimentado é bastante perceptível nelas, vindos das leveduras.

Pale Ale – As Pale Ales estão entre os estilos mais consumidos hoje em dia. Tanto a American Pale Ale (APA) quando a English Pale Ale são cervejas leves e refrescantes, mas sem abrir mão do aroma e do sabor. A boa base de malte é temperada pelos lúpulos, mais frutados nas APAs, ou mais florais nas English Pale Ales.

Fruit Lambic – Se você sentar num bar na Bélgica e pedir uma Fruit Lambic pode se assustar quando ver cubos de gelo dentro do copo. Mas isso é normal e muitas cervejarias indicam no próprio rótulo que elas sejam consumidas assim. Essas cervejas, feitas com frutas, especialmente morango e cerejas, devem ser consumidas geladas mesmo, e apesar de doces, são leves, azedinhas e bastante refrescantes.

Session IPA – O amargor também pode ser refrescante. As Session IPA são uma opção mais acessível das IPAs, queridinhas dos fanáticos por lúpulos. Menos alcoólicas e com notas mais suaves, não deixam de lado a potência do lúpulo em cervejas de alta drinkability.

Logo Somos Todos Cervejeiros

conteúdo de responsabilidade do anunciante

Shopping
    busca de produtoscompare preços de