Se você pensa que a cultura alemã só é celebrada no sul do país, precisa visitar Petrópolis, no Rio de Janeiro. A cidade com clima agradável na serra fluminense tem forte ligação com o país germânico em diversos aspectos, entre eles a cerveja. E tudo isso é celebrado durante a 27ª edição da Bauernfest, que iniciou no último sábado e segue até dia 3 de julho.
Berço de grandes e pequenas cervejarias, Petrópolis é um paraíso para os apreciadores da bebida. A cidade, por exemplo, viu a primeira cervejaria brasileira dar seus primeiros passos, a Bohemia. Anualmente, a Bauernfest comemora esse vínculo com muita comida típica alemã, música tradicional, folclore, alegria e, claro, cerveja gelada. Serão 10 dias de festa para animar iniciantes ou quem já conhece a festa, como a carioca Claudia Murray Sperle, 49 anos, que no sábado chegou ao avento pela manhã. “Em primeiro lugar, venho pela cidade. E se tiver que beber cerveja, que seja na cidade correta”, comentou, lembrando da tradição de Petrópolis na produção da bebida.
para colecionar pins.
Veteranos em festas aprovam
Ana Cristina Mendes, 49, é visitante da festa desde os anos 1990 e vai a Petrópolis todo ano para curtir a Bauernfest e alimentar sua coleção de pins. “A alegria aqui é contagiante, o clima da festa é muito divertido”, afirmou, com um chapéu alemão vermelho repleto de broches da cidade e do evento.
Outro carioca que repete a dose é Nilson Correa, 53, que aproveitou seu terceiro ano na Bauernfest. “Lá embaixo (no Rio) nós estamos acostumados com a diversidade cultural, aqui é uma cultura diferente”, comentou. Frequentador assíduo de eventos alemães como a Oktoberfest, Nilson também estava lá pela cerveja. “Eu gosto muito de cerveja, da cultura do chope”, argumentou.
Bohemia aposta no evento
A Cervejaria Bohemia é novamente patrocinadora da Bauernfest e marca presença na festa com novidades. Além de suas cervejas consagradas e novos rótulos especiais, foi lançado pelo segundo ano um chope exclusivo para o evento, o Bohemia Bauernfest, de estilo Märzen. Na área do Palácio de Cristal a cervejaria conta com um bar, além da recém-lançada linha de cervejas inspiradas em Petrópolis: a 14 Weiss, uma Weissbier leve e refrescante, a Aura Lager, uma Vienna Lager com equilíbrio de maltes e lúpulos nobres, e a 838 Pale Ale, aromática, com amargor suave e persistente.
Outra novidade é o tour pela cervejaria, que foi reformulado. O passeio ganhou um toque contemporâneo e passou a ter mais conteúdo para oferecer uma viagem de experiências sensoriais únicas. O visitante conhece como a bebida é feita, seus diferentes estilos e combinações. A visita também conta a história da cerveja, com interseções com a história da humanidade. No tour um dos destaques é a Cave, um espaço onde os cervejeiros poderão conhecer as edições limitadas e premiadas da marca, que descansam por meses para atingir seu potencial máximo de sabor, como a Bohemia Reserva. Há ainda souvenirs e cervejas frescas para levar para casa, além de restaurante e Biergarten.