nos Estados Unidos
Beber cerveja pode ter um significado muito maior do que apenas esvaziar o copo, saciar a sede ou confraternizar com os amigos no bar. Às vezes, dá para fazer tudo isso e ainda influenciar ações de cunho social e multiplicar o espírito humanitário de uma comunidade.
Foi com forte crença nessa causa que Fernanda Krum e Robert Rivers resolveram fixar residência nos Estados Unidos, depois de anos percorrendo os confins mais distantes do planeta, para onde levavam conforto a vítimas de guerras, catástrofes naturais e perseguições religiosas. Em Missoula, cidade de 75 mil habitantes em meio às montanhas do noroeste americano, quase na fronteira com o Canadá, eles fundaram a Imagine Nation, primeira cervejaria e centro de transformação comunitária do país.
Formada em Psicologia e com mestrado em recuperação emocional pós-desastres, a brasileira Fernanda conheceu Robert em 2007, na Romênia. Trabalhando para a organização de proteção civil Non Violent Peace Force, ela logo se apaixonou por aquele americano graduado em teologia e literatura inglesa que havia feito mestrado em processos de construção de paz.
Eles passaram os cinco anos seguintes viajando por territórios inóspitos e conflagrados, como o Sudão do Sul, o Sri Lanka, o Azerbaijão, a Palestina, a Armênia e a as Filipinas.
“É recompensador, mas muito pesado. Começamos a pensar em fazer algo diferente do que trabalhar em áreas de conflito”, diz Robert.
Bebida com idealismo
De volta à cidade natal de Robert, o casal deu início ao sonho de fazer cerveja, sem jamais abandonar o idealismo que sempre os moveu. Com empréstimos bancários, um projeto de financiamento coletivo e uma parceria com a prefeitura, eles adquiriram uma propriedade quase às margens do Rio Clark Fork, onde instalaram a fábrica, um pub e um centro de atividades comunitárias. Estava criada a Imagine Nation Brewing Company. “Buscamos um nome que significasse união, que representasse o tipo de comunidade que a gente sempre sonhou construir" explica Fernanda.
No primeiro ano, o casal já produziu 50 mil litros de 20 estilos diferentes de cerveja, servidos em sete torneiras do bar. Numa cidade universitária, e na qual já existem outras 10 cervejarias, o diferencial da Imagine Nation é combinar uma bebida feita com os melhores lúpulos do país a uma visão de mundo inspirada em valores como solidariedade e humanismo.
“Apenas servir cerveja boa não é suficiente. Para nós, a cerveja é um veículo para realizar algo maior, algo que toque o coração das pessoas”, conceitualiza Robert.
Em parceria com ONGs, entidades educacionais, universidades e grupos de apoio, Robert e Fernanda organizaram um calendário de atividades que mantém a cervejaria em constante ebulição. O centro de programas educativos que eles mantêm junto ao pub é usado para palestras, exibição de filmes, cursos e debates. Os temas vão desde filantropia, voluntariado e aquecimento global, até a assuntos candentes como racismo, homofobia e crimes contra a vida selvagem, corriqueiros na região. Uma vez por mês, o próprio salão do pub fica lotado para uma mesa-redonda, evento batizado de Diálogos no Bar.
“Os cervejeiros são mágicos quando transformam água, malte e lúpulo numa bebida maravilhosa. Nós acreditamos que eles também podem usar esse poder para transformar a cultura e a sociedade”, afirma Robert.