Thaís Cândido Pedrosa, de 24 anos, e Fábio Santos da Silva, de 29 anos, suspeitos de um crime que resultou na morte do filho dela, de 4 anos, no Espírito Santo — Foto: Divulgação
A mãe e o padrasto do menino deixado morto com deixado morto com sinais de violência sexual no Pronto Atendimento (PA) de Alto Lage, em Cariacica, na Grande Vitória, foram indiciados pelo crime de homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e estupro de vulnerável.
Segundo as investigações, além dos abusos, drogas também foram encontradas no sangue de Davy Lucas Cândido Rodrigues Pedrosa, de 3 anos e 7 meses.
O crime aconteceu no dia 17 de setembro e as informações sobre a conclusão do inquérito foram divulgadas na terça-feira (3) pela Polícia Civil.
A mãe do menino, identificada como Thais Candido Pedrosa, de 24 anos, vai responder pelos crimes de homicídio consumado, homicídio tentado, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ela foi presa no dia 12 de novembro e encaminhada para o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC).
Davi Lucas Cândido Rodrigues tinha hematomas no corpo e sinais de violência sexual. Criança foi deixado morto em pronto atendimento de Cariacica, no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Já o padrasto, Fábio Santos da Silva, de 29, também vai responder por estupro de vulnerável. Ele foi preso em flagrante um dia após o crime e está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Serra.
Agressões constantes
O casal morava há 2 meses em uma casa em Santa Cecília, em Cariacica. Segundo as investigações, as agressões contra Davy e sua irmã de 1 ano e 10 meses eram constantes e refletia o relacionamento conturbado entre a mãe e o padastro do menino.
Nos depoimentos, segundo o delegado adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica, Michel Pessoa Fernandes, um acusou o outro de agredir as crianças.
O delegado explicou ainda que a irmã de Davy também foi abandonada em outra unidade de saúde da Grande Vitória, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), que fica em Santa Lúcia, na Capital. Ela foi vista andando pelas ruas do bairro, sozinha.
"[Ela] Estava em situação de abandono de capaz. Essa criança também é apresentava diversos tipos de traumas e equimoses (hematomas) das demais gradações temporais", disse o delegado.
Mãe e padrasto de criança abandonada em PA de Cariacica, no ES, são presos
Entenda o crime
No manhã do dia 17 de novembro, Fábio Santos abandonou o corpo de Davy com hematomas e sinais de violência sexual no Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage, em Cariacica. Após deixar o garoto na unidade, o homem disse que iria buscar os documentos da criança e fugiu.
Um dia antes da morte de Davy, Thais fez uma viagem para Rondônia. Na época do crime, a mulher disse que confiava no companheiro. "Ele nunca demonstrou maldade nenhuma com meus filhos. Eu nunca imaginava que esse monstro pudesse fazer isso com meu filho", justificou.
Segundo o delegado adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica, Michel Pessoa Fernandes, o propósito da viagem da mãe do menino estava relacionado ao tráfico de drogas.
"Thais viajou num domingo para, supostamente, buscar drogas no estado de Rondônia e deixou essa criança aos cuidados de padrasto", afirmou o delegado.
A mãe não estava no Espírito Santo no dia do crime. Em Rondônia, ela teria ido buscar drogas para o companheiro.
Lucas Viana, vulgo Lucas Bard, de 28 anos, e Mateus Gomes, vulgo MT, de 27 anos, suspeitos de homicídio no Espírito Santo — Foto: Divulgação
Ainda segundo o delegado, Fábio Santos tinha histórico criminal e autuação no tráfico de drogas. O homem e agia a mando de dois traficantes da região: Mateus Gomes, de 27 anos, conhecido como "MT", e Lucas Viana, conhecido como "Lucas Bard," de 28 anos. Os dois estão foragidos.