Bebê morre após ser jogado em lixeira de banheiro; mãe de 17 anos é apreendida
Uma adolescente de 17 anos foi apreendida pela polícia após dar à luz a um bebê e jogar ele na lixeira do banheiro de casa, neste sábado (9), em Cariacica, na Grande Vitória. A criança foi levada ao hospital, mas chegou já sem vida. O Boletim de Ocorrência (BO) descreve o caso como ‘infanticídio’. A família da jovem diz que não sabia que ela estava grávida.
Os nomes dos envolvidos não estão sendo divulgados conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).
A irmã da adolescente disse que a menina jogou o bebê recém-nascido na lixeira do banheiro de casa por medo da reação da família com a descoberta da gravidez.
Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Mário Cypreste, Vitória. — Foto: Reprodução PCES
"Ela com o costume de tomar banho todo dia de manhã, foi ao banheiro e sentiu muita dor. Ela agachou, fez força e viu que a criança saiu. Na hora do desespero, ela não sabia o que fazer e colocou a criança no lixo. Logo em seguida, minha mãe entrou no banheiro para escovar os dentes e viu aquela cena: o banheiro cheio de sangue e a criança", relatou.
Segundo o BO, a mãe da adolescente pediu socorro aos vizinhos para ir ao Pronto-Atendimento (PA) do bairro Nova Rosa da Penha. De lá, a família foi encaminhada para a Maternidade São João Batista, na mesma cidade, mas o bebê já estava sem vida.
No hospital, a adolescente informou que estava sentindo dores há alguns dias e disse que não sabia que estava grávida. Ela negou que tenha matado a criança. Segundo a familiar, ela já teria procurado atendimento médico nas últimas semanas.
"Antes disso tudo, ela procurou atendimento no PA de Alto Lage, mas lá o médico não examinou ela, não passou nenhum exame. Só passou remédio para dor, paracetamol e mandou ela ir para casa. Ela não sabia que estava grávida, só soube quando a criança veio a nascer", afirmou.
A irmã da jovem contou que a família ficou muito abalada com o caso.
“Para mim, que sou mãe é complicado né? Presenciar essa situação. Não vou passar a mão na cabeça da minha irmã porque ela foi errada de colocar a neném na lixeira”, desabafou.
O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
LEIA TAMBÉM:
Após receber atendimento médico, a jovem foi conduzida à Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle).
A Polícia Civil informou que ela autuada por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado cometido mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e encaminhada ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).