Ônibus do Transcol são incendiados e apedrejados na Grande Vitória; linhas são suspensas
Pelo menos cinco ônibus do sistema Trancol foram alvos de criminosos na tarde deste domingo (3) na Grande Vitória. Em Viana, um coletivo foi incendiado no bairro Canaã. Já em Vitória, na extensão da rodovia Serafim Derenzi, quatro ônibus foram vandalizados. Dois deles foram apedrejados e dois, incendiados. Um adolescente foi detido e não há registro de feridos.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do estado, coronel Douglas Caus, líderes do tráfico na região estavam articulando um ataque na Serra, na Grande Vitória, contra uma facção rival.
Os policiais conseguiram impedir esse ataque e em retaliação e para dispersar os policiais, criminosos colocaram fogo nos coletivos.
"Várias lideranças do PCV estariam se reunindo no bairro Operário para montarem e articularem lá um ataque na região da Serra contra uma área do TCP. Foi feito um grande cerco, houve troca de tiros e nesse momento que nós estávamos cercando esses indivíduos, houve uma queima de ônibus no bairro Canaã de um coletivo, provavelmente para poder chamar a atenção dos nossos policiais militares e sairmos daquele cerco", explicou o comandante.
O comandante informou que ao menos cinco ônibus foram vandalizados na Grande Vitória. Desses, quatro foram na Região da Serafim Derenzi, em Vitória , sendo dois apedrejados e dois incendiados.
Ele acredita que a ação dos criminosos tem relação com a morte de um adolescente de 17 anos durante um confronto com a Polícia Militar na madrugada de domingo (3), no bairro Itararé na capital.
"Um indivíduo, que veio do bairro Argolas acompanhado de um outro criminoso, os dois criminosos com passagem na Polícia Miliar, inclusive por tentativa de homicídio contra policiais militares, que também pertencem ao Comando de Vitória. Eles vieram para a Região do Complexo da Penha, na Região do beco 2, participar do baile do trem bala. O cerco eletrônico detectou que o veículo era roubado, a força tática fez um cerco, fez uma abordagem, houve toca de tiros, um indivíduo foi baleado, socorrido e veio a óbito e outros foi preso", destacou o comandante.
Ataque em Viana
O motorista do coletivo que trafegava pelos bairro de Viana disse para a Polícia Militar que três homens deram sinal para embarcar por volta de 12h. Um dos suspeitos pegou um galão de combustível que estava atrás do ponto de ônibus e, ao entrar, espalhou o líquido e ateou fogo.
No momento da ação, dez passageiros estavam no ônibus. Ninguém ficou ferido e os suspeitos fugiram do local. De acordo com a PM, até a publicação desta reportagem nenhum suspeito foi localizado.
Ônibus do Transcol são incendiados e apedrejados na Grande Vitória; linhas são suspensas espírito santo — Foto: Redes Sociais
Ataque em Vitória
Pouco menos de uma hora depois, moradores informaram que no bairro Santo Antônio, em Vitória, outro ônibus estava pegando fogo.
Ao passar pela Rodovia Serafim Derenzi, em frente à Basílica de Santo Antônio, o motorista de um coletivo do Transcol recebeu ordem de parada por cerca de 10 suspeitos que cercaram o ônibus.
LEIA TAMBÉM:
Os suspeitos jogaram objetos contra o para-brisa do veículo e ordenaram que o motorista abrisse a porta.
Em seguida, utilizando um galão de gasolina, o grupo ateou fogo no interior do ônibus e fugiu. De acordo com a Polícia Militar, um suspeito foi localizado próximo a região após denúncias anônimas.
O suspeito, que é menor de idade, tentou correr e se esconder em uma área de mata, mas foi detido. , porém, foi localizado. O objeto utilizado no incêndio não foi localizado.
Linhas suspensas
Por volta de 18h, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb) informou que por questões de segurança as linhas que atendem ao município de Viana e as que atendem aos bairros de Santo Antônio e São Pedro, em Vitória, não estão indo até os bairros. Assim que a situação voltar ao normal, os itinerários voltarão a ser cumpridos. A Ceturb não divulgou as linhas.
O coronel Douglas Caus afirmou que a região está com reforço policial na segurança para garantir a circulação dos ônibus e a segurança dos passageiros e se for preciso, haverá escolta de passageiros.
"Nós suspenderemos a aula do curso de habilitação de sargentos, com cerca de 200 homens, que nós traremos para poder fortalecer o policiamento principalmente no bairro na região de Serafim Derenzi, na região de Canaã, no bairro Operário e também no entorno do complexo", reforçou.
Ônibus do Transcol são incendiados e apedrejados na Grande Vitória; linhas são suspensas espírito santo — Foto: Redes Sociais
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (Gvbus) disse que ao todo, 6 ônibus alvo de ação criminosa na tarde deste domingo (03), 2 deles em Viana, nos bairros Canaã e Marcílio de Noronha, e 4 na região da Grande São Pedro, em Vitória.
Ainda segundo o sindicato, um dos veículos foi totalmente incendiado e o restante sofreu tentativa de incêndio, com quatro dos coletivos também apedrejados. Não houve feridos. Os veículos apedrejados foram enviados para a garagem para reparos.
O GVBus lamentou os casos de vandalismo, e destacou que os prejuízos recaem em todo o sistema, tanto nas empresas operadoras quanto na população. Isso porque, quando um ônibus é depredado, os passageiros dos veículos atingidos precisam esperar a chegada de outro coletivo para seguir viagem, sem contar que um ônibus, ao ser enviado para reparos, pode demorar semanas para voltar a circular.
Sobre o ataque a ônibus em Vitória, a Polícia Civil disse que o adolescente conduzido à Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle), foi autuado em flagrante por ato infracional análogo aos crimes de associação criminosa, dano ao patrimônio público e por causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio.
Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).
Já sobre o caso o ataque em Viana, a Polícia Civil informou que o fato será investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DCCTP) e, para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada.
Bruno Nézio é aluno do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado pela editora Juirana Nobres.
Ônibus do Transcol ficou completamente destruído após ser incendiado em Viana, espírito santo — Foto: Cristian Mirand/TV Gazeta