Chuva alaga vários bairros da Grande Vitória e deixa moradores ilhados
Na tarde deste sábado (30), voltou a chover em várias cidades do Espírito Santo, incluindo na Região Sul, onde há uma semana 13 municípios foram destruídos por um enchente e enxurrada, deixando ao menos 20 mortos e milhares fora de suas casas. Houve registro de queda de granizo e ruas novamente alagadas. Na Grande Vitória, vários bairros ficaram alagados e moradores ilhados.
Granizo na Grande Vitória
Na Região Metropolitana de Vitória a chuva chegou forte, ventania e com granizo em Cariacica. Em Jardim América, uma das principais avenidas ficou embaixo d'água. A chuva forte começou por volta das 16h. Em frente ao terminal e próximo da Estação Ferroviária também houve pontos de alagamentos.
Rua alagada e carro ilhado em rua de Maruípe, em Vitória — Foto: Divulgação
Em Vitória, houve alagamentos na Enseada do Suá, em Bento Ferreira e Maruípe, onde uma rua se transformou em rio (assista acima).
Em Viana, a entrada do bairro Marcílio de Noronha, pela BR-101, voltou a ficar embaixo d'água. Na entrada do bairro Areinha (assista abaixo), um carro ficou com as rodas cobertas e parado no meio de um alagamento.
Chuva com granizo atinge cidades da Grande Vitória e ruas ficam alagadas
Região Sul também choveu
No centro de São José do Calçado, no Caparaó, uma das cidades em situação de emergência por conta do temporal do dia 22 de março, houve registros de ruas alagadas. A chuva começou por volta das 14h e não durou muito.
Chuva até com granizo volta a cair em cidades do Sul do ES
O coordenador da Defesa Civil da cidade, Rodrigo Flávio, contou que as ruas do bairro Niterói e do Centro ficaram alagadas. "Choveu com muita intensidade e, por isso, algumas ruas alagaram, mas o rio não subiu e a água já escoou", explicou.
Em Mimoso do Sul, uma das cidades mais atingidas pelo temporal de uma semana atrás, também choveu fraco, mas não atrapalhou o trabalho de limpeza.
LEIA TAMBÉM:
- 20 mortos, mais de 11,3 mil pessoas fora de casa e cenário destruição: a situação das cidades do ES devastadas pela chuva
- Raio interrompe sinal da TV Gazeta na Grande Vitória; veja alternativas para assistir canal
- Idoso escorrega em lama causada por enchente que destruiu Mimoso do Sul, bate a cabeça e morre no ES
Em Cachoeiro de Itapemirim, o dia estava quente e abafado. Depois das 12h, o tempo virou e a nuvens carregadas chegaram na cidade. Com a chuva, houve registro de muito vento e queda de granizo (veja no vídeo acima).
A funcionária pública Mirian Viana mora no bairro Zumbi e contou que o temporal começou por volta das 14h. "Fechou o tempo e, do nada, começou a chuva de granizo. Minha mãe ficou emocionada, pois há muito tempo não via granizo, e eu filmei até da janela, pois estava com medo por causa do temporal".
De acordo com a prefeitura, a chuva de granizo foi registrada também nos bairros Otto Marins, Amarelo, Guandu. Até o momento, a Defesa Civil não foi acionada para atender ocorrências.
Chuva alaga ruas em Muqui, no Sul do Espírito Santo — Foto: Divulgação
Ainda no Sul do estado, a cidade de Muqui ficou com várias alagadas. De acordo com o prefeito, o nível do rio não subiu. O registro em vídeo seria água de uma encosta que escorreu e alagou ruas no bairro São Pedro. A Defesa Civil da cidade disse que a água não entrou em casas, mas ainda não sabe quantos milímetros de chuva caiu em 20 minutos de chuva intensa.
Pedra de granizo que caiu junto com chuva forte em Cariacica, Espírito Santo — Foto: Divulgação