Pesquisa do ES aponta que café conilon é aliado contra o alzheimer
Além da importância para a economia, o café oferece inúmeros benefícios para a saúde. Uma pesquisa realizada pela Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, revelou que o café conilon capixaba pode melhorar a qualidade de vida e as funções cognitivas de pacientes com a doença de Alzheimer devido a propriedades presentes no próprio fruto.
A pesquisa revelou que o café conilon produzido em solo capixaba possui teores mais altos de cafeína e dos princípios ativos chamados de "ácidos clorogênicos", uma substância nativa do café que faz bem à saúde, reduzindo o colesterol, por exemplo.
No caso da especialidade conilon, a medida desta substância chega a quase o dobro da presente no café arábica.
Café conilon plantado no Espírito Santo. — Foto: Vinícius Gonçalves / TV Gazeta
A descoberta foi publicada em uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo e também foi apresentada em um congresso internacional realizado na Espanha em novembro.
Esse foi o primeiro estudo do mundo a comprovar que o café conilon consegue melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o nível de oxidação celular e também melhorar as funções cognitivas e motoras no dia a dia.
Café conilon colhido no Espírito Santo — Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta
Sobre o estudo
O estudo foi realizado durante 90 dias. Por esse período, os pacientes consumiram no mínimo duas xícaras de 200 ml de café conilon por dia. A avaliação cognitiva, os exames bioquímicos e a análise de marcadores de estresse oxidativo foram realizados nos pacientes antes de começar o estudo e após 90 dias.
Café conilon — Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo os pesquisadores, ao final do tratamento, foi observada melhora significativa na cognição dos pacientes. Além disso, houve redução significativa do estresse oxidativo dos pacientes, indicando os efeitos benéficos do café.
O consumo do café não alterou significativamente nenhum parâmetro sanguíneo, o que confirma a segurança do tratamento com café durante os 90 dias.
O café conilon tipo 'Conquista' foi cultivado, beneficiado e cedido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para realização da pesquisa.
Agricultor produz café conilon na Região Serrana do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta