Transporte de tartarugas mortas
Duas tartarugas mortas foram flagradas sendo transportadas em quadriciclo na Avenida Estudante José Júlio de Souza, no bairro Itaparica, em Vila Velha, Grande Vitória, na manhã desta segunda-feira (28). Na cena, os animais estão amarrados ao veículo, que é pilotado por um homem. De acordo com a empresa responsável pelo resgate, o transporte estava inadequado (leia mais abaixo).
A pessoa responsável por gravar o vídeo preferiu não se identificar, mas disse que foi triste se deparar com a cena das tartarugas mortas.
Responsável pelo resgate de animais, a Ambipar Environmental Response - que é a atual responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo - confirmou o resgate das tartarugas em Vila Velha, mas informou que a conduta foi equivocada e fora dos padrões técnicos e de segurança.
Ainda segundo a empresa, os animais, que estavam mortos no momento em que o vídeo foi gravado, foram encaminhados para necropsia.
Apesar de ter sido questionada, a empresa não informou sobre as circunstâncias do resgate ou o local onde as duas tartarugas foram encontradas, assim como a causa da morte delas.
A Ambipar informou ainda que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas sobre o transporte dos animais.
"Toda equipe que trabalha com o manejo de fauna é capacitada e treinada, permanentemente. Contamos com veículos exclusivos, preparados para o transporte de animais, garantindo acondicionamento e temperatura adequados, além de claro, a segurança da equipe envolvida no trabalho", informou por meio de nota.
LEIA TAMBÉM:
Questionada, a Prefeitura de Vila Velha disse que não tinha informações sobre o resgate dos animais nesta segunda-feira.
Como o transporte deveria ser feito
A assessoria de comunicação da empresa enviou à reportagem uma imagem que mostra como deveria ter sido feito o transporte dos animais, ressaltando que preza pela saúde e segurança.
A imagem mostra o mesmo modelo do quadriciclo registrado no vídeo, mas com a utilização de um saco branco. Diferentemente do que foi visto em Vila Velha, a maneira correta de transportar os animais seria com a sacola, evitando que o animal seja visualizado.
O que fazer se achar tartaruga?
Tartaruga — Foto: Reprodução/TV Gazeta
A Prefeitura de Vila Velha orientou que, ao encontrar algum ninho de tartaruga, animal marinho vivo ou morto, na areia das praias do município, a instrução é ligar para o número 0800 039 5005, telefone referente ao Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), que acionará a equipe responsável para o resgate do devido animal.
Segundo a gestão, o cidadão também pode acionar a PMVV pelo telefone 162, da ouvidoria municipal. A sugestão é que, ao encontrar algum animal marinho na areia da praia, não encostar ou mover o mesmo.
O que é Ambipar?
A Ambipar Environmental Response é a atual responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES). O projeto abrange cerca de 750 km de praia, entre os municípios de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, e Saquarema, na Região dos Lagos/RJ.
As atividades do projeto incluem os serviços de monitoramento de praias, resgate, atendimento veterinário, reabilitação, soltura e necropsia de aves, tartarugas e mamíferos marinhos.
O projeto é uma realização da Petrobras, sob a execução técnica da Ambipar. Os animais vivos são encaminhados para reabilitação, visando a recuperação e soltura. E os animais mortos, quando o estado de conservação da carcaça viabiliza, são encaminhados para necropsia para investigação da causa de morte.
O PMP-BC/ES é uma condicionante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o licenciamento ambiental da Atividade de Perfuração e Completação de Poços, Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural na área geográfica do Espírito Santo/ES e Atividade de Perfuração e Completação na área geográfica da Bacia de Campos, onde a estatal é operadora