Aulas suspensas na Ufes; administração diz que não consegue preparar refeições
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) suspendeu as aulas desta quarta-feira (31) de todos os cursos e turnos. Segundo a administração da universidade, a medida foi tomada por não ter sido possível viabilizar o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) após um protesto de estudantes.
As atividades administrativas, porém, estão mantidas e começam a partir das 13 horas, exceto no prédio da reitoria.
Alunos estão realizando protestos desde segunda-feira (29) reclamando do valor da refeição no RU e também de sanções administrativas para alunos que estão pulando as catracas e entrando para comer de graça no restaurante.
Na terça-feira (30), os estudantes fizeram um protesto na frente da universidade e não deixaram funcionários e estudantes entrarem no campus de Goiabeiras e em Maruípe, ambos em Vitória.
Estudantes fizeram manifestação pelo segundo dia na Ufes — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Ainda na segunda, a Ufes já tinha suspendido o funcionamento do RU para o jantar e também o almoço e jantar de toda a terça-feira.
A Ufes informou que ainda na terça-feira, a Administração Central designou uma comissão para continuar o diálogo com representantes estudantis para a retomada das atividades.
Durante uma reunião, a universidade afirmou que foram definidos diversos encaminhamentos, entre os quais o compromisso dos estudantes de liberação das vias de acesso aos campi de Goiabeiras e Maruípe.
Restaurante Universitário da Ufes — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Sendo assim, a retomada das atividades acadêmicas prevista pela universidade é a partir quinta-feira (1º), com a volta do funcionamento do Restaurante Universitário.
Uma das mudanças que estão em debate junto com alunos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a possibilidade de aumentar a faixa de isenção para ingresso gratuito no RU.