Por Viviane Lopes, g1 ES e TV Gazeta


Jacaré resgatado embaixo de bueiro no ES é batizado de Marina Silva

Jacaré resgatado embaixo de bueiro no ES é batizado de Marina Silva

O jacaré-de-papo-amarelo resgatado dentro de um bueiro, na Serra, Grande Vitória, nesta segunda-feira (2) foi batizado de Marina Silva. A ideia do nome veio do homem que encontrou o animal, como forma de homenagear a nova Ministra do Meio Ambiente.

O animal é uma fêmea, e foi resgatado pelo Projeto Caiman, projeto que cuida da preservação de jacarés do papo amarelo no Espírito Santo. O resgate foi feito, na tarde de segunda-feira (2), no bairro Novo Horizonte.

Segundo o biólogo Fernando Paulino, que fez o resgate do animal, as pessoas da região estão acostumadas a encontrarem jacarés no local, principalmente embaixo de bueiros.

"Ali na região as pessoas já ficam de olho nos bueiros porque outros jacarés já foram encontrados lá. Nessa época é muito comum, a gente encontra jacarés em todos os lugares", disse Fernando.

"Marina Silva' está no Projeto Caiman. Nome foi dado por capixaba que localizou o jacaré em bueiro — Foto: Divulgação/Projeto Caiman

O biólogo explica que nessa época do ano, é comum jacarés aparecerem mais nas áreas urbanas por diversos fatores como: temperaturas, mais altas, período de reprodução dos animais e fortes chuvas.

"É o segundo jacaré que a gente resgata nesse mesmo lugar. Fizemos um resgate no mesmo lugar em dezembro. A Grande Vitória é circundada por grandes florestas, é super comum, eles saem das floresta em buscas de novos lugares, novos parceiros/parceiras e acabam topando com um bueiro, ponto de ônibus", explicou o biólogo.

Fernando disse ao g1 que os número de resgate aumentaram entre outubro e finalzinho de março. Em média, por ano, o Projeto Caiman costuma resgatar na rua cerca de 70 animais.

LEIA TAMBÉM:

Em 2022, só em duas semanas, 14 jacarés foram resgatados em áreas urbanas da Grande Vitória. Um animal até apareceu dentro de uma piscina.

Jacaré nas escadas de uma piscina em Vila Velha, ES — Foto: Divulgação/Projeto Caiman

Batismo

Fernando contou que o projeto sempre dá a opção da pessoa que encontrou o animal, batizar o jacaré resgatado.

Jacarés resgatados já tiveram os mais variados nomes como Cristal, Zeca Pagodinho, Marta (em homenagem a jogadora de futebol).

Outros dois jacarés resgatados no ano passado também foram batizados com nomes conhecidos, na época da Copa: Richarlison e Neymar.

Jacarézinho Neymar foi resgatado em uma rodovia de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O jacaré 'Richarlison' foi encontrado dentro de uma piscina em Vila Velha. Já o jacarézinho Neymar, era um filhote e estava em uma rodovia de Vitória.

Sobre o jacaré

O jacaré 'Marina Silva', um fêmea de um metro e oito, foi encaminhada para o centro do Projeto Caiman e passou pro vários exames.

O biólogo explicou que o animal está saudável e vai ficar uns dois dias em observação para depois ser solto na natureza.

Vi um jacaré na rua, e agora?

Caso um jacaré seja encontrado na rua, as orientações são ligar ou para o Projeto Caiman, no número 27 99902-2969. O atendimento é 24h por dia, todos os dias da semana.

Uma outra possibilidade é ver o número disponibilizado para cada cidade. Os números podem ser conferidos clicando aqui.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!