Por Leandro Tedesco, G1 ES e TV Gazeta


Iluminação em praia da Serra compromete nascimento de tartarugas marinhas

Iluminação em praia da Serra compromete nascimento de tartarugas marinhas

Na praia de Bicanga, no município da Serra, na Grande Vitória, a iluminação instalada na orla tem comprometido o nascimento de tartarugas marinhas. Os animais estão sendo atraídos pela forte luz do calçadão e alguns acabam morrendo no asfalto.

Vídeos gravados por moradores à noite mostram vários filhotes de tartaruga andando desnorteados após sairem de um ninho próximo ao calçadão.

Tartarugas marinhas ficam desnorteadas por causa de iluminação — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O comerciante Brendo Vic, que mora no balneário, tentou recolher as tartarugas antes que elas chegassem ao asfalto. Mas os animais voltaram pela areia e foram, novamente, em direção à luz do calçadão.

"Pegamos 100, 150 tartarugas, jogamos na água. Fomos procurar mais ninho para ver se tinha mais algum desovando. Fomos no final da praia e voltamos. Quando voltamos, as tartaruguinhas estavam todas voltando pela areia e indo em direção ao calçadão e à pista, de novo", contou.

Iluminação da praia está comprometendo o nascimento de tartarugas em Bicanga, na Serra

Iluminação da praia está comprometendo o nascimento de tartarugas em Bicanga, na Serra

Muitas tartaruguinhas sequer conseguiram sair do ninho antes de morrer. Moradores tentavam ajudar, colocando os animais na água. Brendo disse que ligou pra várias autoridades, a fim de resolver o problema, mas acabou tendo que, junto dos amigos, apagar as luzes da praia.

"Ligamos para a empresa responsável, para a polícia, bombeiros, Projeto Tamar. Não conseguimos ter respostas, então nós mesmos desligamos os disjuntores dos refletores. Só conseguimos resolver a situação por completo quando todas as luzes estavam apagadas e, apenas no final da praia, estava acesa. Quando jogamos as tartaruguinhas na água, elas foram nadando em direção à luz da outra praia, então meio que conseguiram seguir o rumo da água", contou.

De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a iluminação inadequada é uma das ameaças à espécie.

As fêmeas deixam de desovar, evitando o litoral, se a praia está iluminada inadequadamente. Os filhotes, por sua vez, ficam desorientados. Ao invés de seguir para o mar, guiados pela luz do horizonte, caminham para o continente, atraídos pela iluminação artificial – e fatalmente são atropelados, devorados por predadores como cães e raposas, ou morrem de desidratação.

A instalação de novos pontos de luz em áreas de desova é proibida, entretanto, segundo o Projeto Tamar, a região de Bicanga não está está compreendida na área determinada por portaria.

Os moradores da região afirmam que, além de a iluminação não ser adequada, não há monitoramento dos ninhos de tartaruga há anos.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Claudio Denicoli, a obra que foi feita no calçadão de Bicanga é funcional para os moradores, mas não para as tartarugas. Por isso, ele vai pedir à Secretaria de Obras do município para desligar os refletores da praia.

"Uma obra dessa envergadura, numa área litorânea, é importante que se tome cuidados ambientais, sobretudo com relação à desova da tartaruga. Deve ser uma iluminação apropriada, a altura do poste é importante, até a angulação da incidência da luz é importante. Só que, infelizmente, isso não foi respeitado. Aquela obra, que ficou bonita e a população tem usado de maneira saudável, não foi sustentável. Vamos ver com a secretaria de obras o mais rápido possível se é suficiente somente desligar os holofotes que estão direcionados para a areia da praia".

Na noite desta quarta-feira (20), alguns postes já haviam sido desligados.

A gestão anterior da Prefeitura da Serra foi demandada a respeito da obra que colocou os holofotes na orla, mas não respondeu a demanda até a publicação desta reportagem.

Refletores instalados na Praia de Bicanga, na Serra — Foto: Reprodução/TV Gazeta

VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!