Por G1 ES


Instituições públicas e privadas de ensino superior do Espírito Santo estão autorizadas a retomar as atividades presenciais — Foto: Reprodução/TV Gazeta

As instituições públicas e privadas de ensino superior do Espírito Santo estão autorizadas a retomar as atividades presenciais a partir desta segunda-feira (14).

As instituições precisarão seguir o protocolo sanitário definido pela Secretaria da Saúde (Sesa) em portaria, que prevê, entre outras coisas, a adoção de um Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC) em cada instituição.

As aulas presenciais estavam suspensas no estado desde meados de março.

A autorização para o retorno do ensino presencial foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) no dia 26 de agosto.

Faculdades do ES se preparam para as aulas presenciais

Faculdades do ES se preparam para as aulas presenciais

As universidades podem optar por seguir no ensino remoto.

A maior instituição de ensino superior do estado, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai continuar com aulas remotas até 15 de dezembro. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) não vai voltar com as aulas presenciais até o final de 2020.

A Universidade Vila Velha (UVV) e a Faesa, duas das maiores faculdades particulares capixabas, retomaram as aulas presenciais nesta segunda.

Aulas presenciais na Ufes só serão retomadas no próximo ano

Aulas presenciais na Ufes só serão retomadas no próximo ano

Plano de volta às aulas

O governador anunciou no dia 4 de setembro que tem “interesse” em retomar as aulas presenciais das instituições da educação básica em outubro. Um plano de retomada foi divulgado pelo governo e disponibilizado para consulta pública.

“Temos interesse em retornar com outros níveis da educação básica a partir de outubro. O primeiro a retornar, certamente, será o ensino médio, mas vai depender de uma avaliação até o final do mês. O nosso interesse é ir retornando com atividades presenciais dentro do protocolo já anunciado pela Educação e Saúde”, disse Casagrande.

Tal protocolo prevê as medidas a serem adotadas nas instituições de ensino para que a retomada seja segura para alunos e funcionários.

"Não será todo mundo ao mesmo tempo na sala de aula. Seguiremos uma série de medidas", disse o governador.

O plano prevê o retorno às aulas presenciais das escolas públicas estaduais, em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas.

O uso das atividades remotas por meio do Programa EscoLAR passou a ser considerado carga horária letiva a partir de 1º de julho.

Com isso, mesmo com o retorno às aulas presenciais, as atividades e os recursos disponibilizados à distância complementarão as atividades dos encontros presenciais, constituindo um modelo híbrido da oferta educativa.

Quando for definida a retomada, as unidades escolares deverão observar procedimentos técnicos e sanitários.

ES está na expectativa para o retorno das aulas presenciais

ES está na expectativa para o retorno das aulas presenciais

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!