NORTE E NOROESTE

Por Viviane Lopes, g1 ES


Bezerros despencam de altura de 30 metros após ficarem presos em pedra

Bezerros despencam de altura de 30 metros após ficarem presos em pedra

Seis bezerros de uma fazenda de gado de corte despencaram de uma pedra na localidade de Córrego Bom Jesus, em Água Doce do Norte, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã de quarta-feira (16). Imagens feitas por moradores da região (veja acima) mostram um dos animais preso na pedra, depois escorregando e caindo de uma altura de 30 metros.

O vídeo é forte e também mostra, no final, outros bezerros mortos que também caíram no mesmo local. Segundo um dos funcionários da propriedade, os bezerros caíram de uma altura equivalente a um prédio de dez andares, e todos morreram.

Uma zootecnista ouvida pelo g1 explicou que os bois possuem um comportamento de manada, que é sempre seguir um líder, o que pode ter feito com que, ao verem um animal cair, os outros foram atrás.

Bezerros ficam presos em pedra e morrem após despencarem de altura de 30 metros

Bezerros ficam presos em pedra e morrem após despencarem de altura de 30 metros

Sidnalton da Costa trabalha na fazenda, estava com os animais na hora do acidente e disse que os bezerros caíram em uma região de mata. O prejuízo estimado pelos proprietários é de R$ 15 mil.

"Duas novilhas eram muito ariscas e não foram para a porteira, acabaram indo para o outro lado e subiram na pedra. Eles andaram pela pedra e não conseguiram mais sair. Quando eu olhei para cima, elas tinham ido mais alto e uma a uma elas começaram a cair", explicou o funcionário.

Seis bezerros ficam presos em pedra, escorregam e morrem em Água Doce do Norte, Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais

LEIA TAMBÉM:

Cerca de seis funcionários se juntaram para conseguir retirar os corpos dos animais. A carne dos bezerros conseguiu ser aproveitada e foi distribuída para moradores da região.

"Trabalho com gado há quase 30 anos, nunca tinha visto uma situação dessas. Quase passei mal", relatou o funcionário.

A fazenda possui cerca de 1.300 bois e trabalha com venda de gado de corte pelo estado.

Comportamento

Animais caíram de uma altura de aproximadamente 30 metros e acabaram morrendo em Água Doce do Norte, no Espírito Santo — Foto: Reprodução/Redes sociais

De acordo com a zootecnista e consultora em pecuária pela Universidade de Vila Velha (UVV), Renata Erler, o comportamento dos bois é normal, visto que eles são acostumados a seguir um líder na convivência do gado.

"Bovinos são animais gregários, têm uma organização da sociedade deles dentro do rebanho. Quando você chega em um lugar que tem um gado, dá pra perceber, tem alguns que levantam a cabeça e olham, outros que não ligam. Se esses que levantam a cabeça saírem correndo, o resto todo acompanha e nem olha pra trás. É uma divisão social dentro do rebanho. Quando você junta um grupo, sempre tem uma classificação, você tem sentinelas, líderes do grupo, e eles têm esse comportamento de rebanho, de agir em grupo. Então, se o sentinela ou o líder teve algum comportamento, os demais seguem", destacou a zootecnista.

A especialista pontuou ainda que algumas estratégias de manejo podem evitar que o gado se coloque em situações de risco que podem fazer com que o proprietário perca todos os animais.

"É uma fatalidade, mas é um comportamento conhecido já, do efeito de manada. E isso independe da idade, de ser bezerro ou não. Por isso, é necessário prever e tomar todos os cuidados necessários para cercar todo o gado com pelo menos duas pessoas. O estrago poderia ter sido bem pior", disse.

Renata Erler relembrou de um caso parecido que aconteceu recentemente em outra localidade do Espírito Santo, na cidade de Linhares.

"Tivemos outro caso recente no estado de um gado que estava acostumado a uma propriedade baixa e foi levado para uma propriedade alta. Quando eles foram soltos, acabaram caindo no precipício. Quando um foi, todos foram atrás. O dono perdeu cerca de 50 cabeças", disse.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!