NORTE E NOROESTE

Por Viviane Lopes, g1 ES


  • Luiz Filipe de Marchi Brito é morador de João Neiva, Norte do Espírito Santo, tem 20 anos e uma coleção de mais de 300 bonecas em seu quarto.

  • O colecionador ganhou a primeira boneca aos dez anos e desde então a coleção só foi aumentando.

  • Ele começou a ganhar bonecas um pouco velhas e acabadas para fazer restaurações e passou a postar os vídeos na internet.

  • Os vídeos começaram a viralizar e hoje Filipe já tem mais de dois milhões de seguidores no TikTok.

Jovem viraliza com vídeos restaurando bonecas e mostra coleção de mais de 300 peças

Jovem viraliza com vídeos restaurando bonecas e mostra coleção de mais de 300 peças

Imagine você encontrar uma coleção de mais de 300 bonecas expostas, perfeitas e coloridas, mas não estar numa loja de brinquedos e nem vivendo um sonho de quando era criança? Esse cenário é real, quase uma casa de bonecas, mas fica no quarto do colecionador e influencer Luiz Filipe de Marchi Brito.

Filipe tem 20 anos, mora em João Neiva, no Norte do Espírito Santo, e sempre foi apaixonado por bonecas. Há uns anos, ele passou a unir o hobby com a "profissão" de restaurar bonecas e fazer vídeos para as redes sociais. O resultado deu certo e hoje ele bomba na internet.

"Desde criança eu tenho esse anseio de pegar bonecas e brincar com elas, e pentear o cabelo. Mas por ser uma coisa que é negada aos meninos, meu primeiro contato com as bonecas foi quando eu ia na casa de uma amiga, porque lá sim eu era livre para brincar com as bonecas delas e trocar as roupas", contou Filipe.

Luiz Filipe de Marchi Brito e sua coleção de bonecas — Foto: Viviane Lopes/g1

Ao longo dos anos, a coleção foi ó aumentando. E graças também ao incentivo da própria mãe. As prateleiras são divididas em grupos, e as bonecas, as mais variadas possíveis, vão preenchendo o quarto do colecionador.

"Depois de implorar muito pra minha mãe, eu consegui ganhar a minha primeira boneca aos dez anos, e aí foi deslanchando", disse.

Filipe tem mais de 300 bonecas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Cheias de estilo, elas se destacam pelas roupas coloridas. Muitas vezes, também chamam a atenção pela história até chegarem nas mãos de Filipe, já que parte delas foram frutos de doações. Nas prateleiras, têm espaço para peças até com calda, além de bonecas inclusivas, com cadeira de rodas. Filipe explica:

"É o Finnegan. Os fãs puderam escolher a boneca que ia ser produzida. Tinham três opções e ele foi o que venceu. É muito importante uma pessoa cadeirante. Se você ver aqui, todas elas não têm quase nenhuma deficiência. Aí fizeram um boneco com cadeira de rodas, inclusivo", comentou o colecionador.

Viralizou na internet

A coleção tem as bonecas mais variadas e coloridas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O quarto de Filipe, além de ser uma espécie de santuário, onde ele guarda toda a coleção, é também o lugar onde ele se concentra para fazer mágica e transformar aquelas bonecas que estão um pouco "acabadinhas" em peças completamente novas. É um processo minucioso de restauração. Até fazer uma boneca voltar a cantar ele já conseguiu.

"Eu recebi uma boneca de uma amiga e ela estava bem acabada quando chegou pra mim. A minha amiga Nathália disse que recebeu de presente da avó dela. Ela contou que ficaria muito feliz se eu restaurasse e cuidasse dela de novo. É uma boneca antiga, o rosto dela estava imundo de sujeira. Ela estava sem cantar e consegui fazer ela funcionar de novo", explicou o colecionador.

LEIA TAMBÉM:

Primeira boneca que o Filipe ganhou com 10 anos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A "mágica" da boneca que voltou a cantar, inclusive, foi um dos vídeos mais vistos em uma rede social, com mais de quatro milhões de visualizações. Filipe bomba numa plataforma de vídeos mostrando sua coleção e todo o processo de transformação das bonecas velhas em exemplares novinhos em folha.

Ao final da restauração, aquela boneca que todo mundo achava que não tinha mais jeito, parece que saiu diretamente da caixa.

"Eu comprei uma por incríveis R$ 5 em um brechó. Inclusive, eu sempre fico amigo das donas do brechó porque eu chego e falo que tenho uma coleção. Aí fico marcado como o menino das bonecas. Essa que comprei estava com o cabelo detonado, sem penteado, brinco, acessório", contou.

Uma das bonecas da coleção do Filipe é cadeirante — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Foi justamente fazendo essas reconstruções que o colecionador viralizou. Já são mais de dois milhões e meio de seguidores apenas no TikTok.

"Eu comecei postando que estava recebendo bonecas para restaurar e aí as pessoas começaram a me mandar mensagem sobre coleções que elas tinham. O tempo que eu gasto para restaurar depende muito de cada boneca. Algumas é só trabalhar no cabelo. Dura geralmente uns dois dias fora a parte de editar o vídeo", disse.

Salão de beleza

Colecionador transforma as bonecas acabas em novinhas em folha — Foto: Reprodução/TV Gazeta

É claro que para deixar as bonecas com um novo visual, Filipe tem algumas ferramentas que são aliadas e ajudam em todo o processo. São itens básicos e que chamam a atenção pela criatividade: mini chapinha, óleo de banana, elásticos, cotonetes e até bobes feitos de canudos de plástico.

"Canudos de milkshake e de refrigerante são usados para fazer os cabelos, e cada um deles deixa uma efeito diferente no cabelo delas. Um deixa com cachos mais abertos, babyliss, um efeito mais natural", comentou Filipe.

Flipe criou bobes de canudo para dar uma retocada no cabelo das bonecas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Elas também passam por uma sessão de salão de beleza no tanque da casa do colecionador. Todas as bonecas recebem hidratação com água quente. Muitas vezes, demoram mais de um dia para dar o resultado ideal.

E o quarto também tem espaço para várias caixas que o próprio Filipe chama de "potuxinhos". São uma quantidade enorme de acessórios para ir combinando com as bonecas.

Interação com seguidores

Filipe tem mais de dois milhões de seguidores no Tik Tok — Foto: Reprodução/Redes sociais

Além de vários comentários e perguntas que ele recebe dos seguidores que acompanham toda a transformação, Filipe disse que também ganha algumas cartinhas.

"Eu guardo todas, né? Porque são muito importantes pra mim. Todas as caixas que eu recebo para restaurar vêm com uma cartinha. Eu enxergo isso como um ato genuíno de amor. Elas são apegadas pelas bonecas, mas aceitam se despedir porque sabem que elas vão ser muito bem cuidadas por mim. E eu que tenho que agradecer de volta a elas. Quando eu restauro, eu mando um vídeo dizendo que ela está sendo bem cuidada, como se fosse um filho", comentou.

Bonecas passam por um dia de salão de beleza — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Para o colecionador, esse carinho é mais importante do que qualquer outro tipo de comentário homofóbico e negativo que recebe.

"Eu sempre recebi comentários negativos, desde família até amigos, que quando eu comecei a colecionar falaram: 'Nossa, bonecas nessa idade?!', além de comentários muito homofóbicos. Mas um comentário que me marca muito e anula todos os outros comentários negativos são de mães que assistem aos meus vídeos e se sentiram confortáveis em dar bonecas para os seus filhos brincarem também", disse.

Imagem Reprodução/TV Gazeta Imagem Reprodução/TV Gazeta
— Foto 1: Reprodução/TV Gazeta — Foto 2: Reprodução/TV Gazeta

O colecionador não esconde a ansiedade para assistir ao filme da Barbie, que tem estreia prevista para o dia 20 de julho no Brasil. Muitos seguidores perguntam sobre como ele está com a proximidade do filme, e se vai fazer algo diferente perto do lançamento.

Além disso, há muitas questões curiosas. Uma pergunta que também não sai da cabeça de parte do público é: será que com tanta boneca no quarto, alguma já deu um susto nele à noite?

"Me perguntam muito isso. Inclusive, é uma coisa que eu recebo, as pessoas falando que teriam muito medo de dormir nesse quarto com esse monte de boneca olhando. Mas não. Graças a Deus nenhuma cantou, nenhuma caiu, nenhuma fez nada até agora", contou, aos risos.

Apoio que vem de dentro de casa

Uma pessoa que foi essencial e sempre dá apoio para tudo o que FIlipe posta nas redes sociais sobre a coleção é a mãe.

"Ele sempre teve dom para o lado das artes. Isso eu sempre observei. Então, as coisas fluíram naturalmente e eu sempre fiquei do lado dele", afirmou Alcimar Maria De Marchi.

Seguidores interagem com Filipe e mandam cartinhas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!