Por g1


Engenheiro cria cadeira de rodas com boias que possibilita banho de mar

Engenheiro cria cadeira de rodas com boias que possibilita banho de mar

O engenheiro Armando Fantini, de 72 anos, criou cadeira de rodas com boias que possibilita pessoas com deficiência tomarem banho de mar. O meio de transporte, que custa a partir de R$ 14 mil, é feito de alumínio, possui quatro boias flutuadoras e três inclinações de encosto.

O criador da cadeira a nomeou de "Anfíbea" porque, segundo Fantini, pode funcionar tanto na água quanto na terra.

"Eu percebi que as pessoas cadeirantes, com deficiência, tinham dificuldade de entrar no mar. [E] a criatividade [para criar o objeto] veio da curiosidade latente de fazer soluções inteligentes para um mundo melhor", afirmou o engenheiro ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Uma das clientes, Ethel Schar, contou que tinha muita dificuldade para entrar na água e ir com a cadeira flutuante trouxe mais facilidade; "o conforto de entrar na água com segurança".

A mesma opinião é compartilhada por Luciana Souza, mãe de Vitória, de 7 anos, que usou a cadeira pela primeira vez durante a produção desta reportagem. "[A Anfíbea serviu] para ela sentir o mar, como se estivesse nadando", destacou a mãe.

A cadeira foi testada durante duas semanas pelo Instituto de Medicina Física e de Reabilitação HC - Universidade de São Paulo, antes de ser validada para uso.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!