Engenheiro cria cadeira de rodas com boias que possibilita banho de mar
O engenheiro Armando Fantini, de 72 anos, criou cadeira de rodas com boias que possibilita pessoas com deficiência tomarem banho de mar. O meio de transporte, que custa a partir de R$ 14 mil, é feito de alumínio, possui quatro boias flutuadoras e três inclinações de encosto.
O criador da cadeira a nomeou de "Anfíbea" porque, segundo Fantini, pode funcionar tanto na água quanto na terra.
"Eu percebi que as pessoas cadeirantes, com deficiência, tinham dificuldade de entrar no mar. [E] a criatividade [para criar o objeto] veio da curiosidade latente de fazer soluções inteligentes para um mundo melhor", afirmou o engenheiro ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Uma das clientes, Ethel Schar, contou que tinha muita dificuldade para entrar na água e ir com a cadeira flutuante trouxe mais facilidade; "o conforto de entrar na água com segurança".
A mesma opinião é compartilhada por Luciana Souza, mãe de Vitória, de 7 anos, que usou a cadeira pela primeira vez durante a produção desta reportagem. "[A Anfíbea serviu] para ela sentir o mar, como se estivesse nadando", destacou a mãe.
A cadeira foi testada durante duas semanas pelo Instituto de Medicina Física e de Reabilitação HC - Universidade de São Paulo, antes de ser validada para uso.