Menos 30 Fest

Por g1


Caio Braz comandou evento e Larissa Manoela acompanhou público — Foto: Reprodução

O primeiro dia da nona edição do Menos30 Fest, nesta terça-feira (9), fez jus ao que se espera do festival de educação empreendedora e inovação da Globo. A janela de conhecimento foi aberta com oficinas, seguiu com debates sobre novas formas de empreender e fechou com a premiação da startup Prol Educa, de Pernambuco, na Batalha de Pitch.

O anúncio fechou a agenda de abertura do evento, que segue até quinta-feira, 11. Nesta quarta, 10, o tema é inovação & tecnologia, em mais um dia para falar sobre o futuro do trabalho e o trabalho do futuro. O g1 e a página do g1 no Youtube abrem a transmissão às 17h30.

O dia começou com muito aprendizado, com aulas ao vivo pela plataforma zoom. Logo pela manhã, os inscritos assistiram a duas oficinas. Na Estúdio em casa: música, podcast e negócios criativos, oferecido pela Co.liga, os alunos puderam entender como um estúdio musical pode funcionar bem, em casa, e ainda ser um negócio sustentável.

Também pela manhã, outras turmas acompanharam a oficina Ampliando Negócios e Conexões/WhatsApp Business, da Cieds, em uma capacitação para usar ferramentas gratuitas para vender mais e construir relacionamento com o cliente.

À tarde, mais conhecimento. A ACE ofereceu a oficina Habilidades do Futuro e o Arquétipo do empreendedor, com dinâmicas para desenvolver uma mentalidade empreendedora, e a Rito ofereceu uma experiência interativa na oficina Future News.

O primeiro dia do “Grandes Encontros” foi além da temática do dia, que propôs um debate a partir da questão: "Ter sucesso & ser feliz: dá pra transformar paixão em profissão?". Mediados por André Rizek, a atriz pernambucana Ademara Barros, a jovem empreendedora Nicolle Merhy, conhecida como Cherrygumms, e o pesquisador Eduardo Valladares falaram sobre formação, novas rotas e como repensar carreiras e profissões.

“A gente esquece que o tempo é relativo. Você faz seu tempo, sua trajetória”, Ademara Barros, atriz e jornalista.

Ademara Barros participou do palco Grandes Encontros nesta terça-feira — Foto: Reprodução

No primeiro episódio do Fest pelo Mundo, a empreendedora e consultora de inovação Monique Evelle viajou à Colômbia para mostrar a trajetória do empreendedor cultural Gabriel Marimón. Em um passeio por San Basilio de Palenque, o primeiro quilombo aberto das Américas, ela viu como Marimón conseguiu transformar uma experiência cultural em negócio e, com um negócio, colaborar para a preservação da história.

“É importante ter claro o que quer fazer e amar isso, amar essa ideia”. Gabriel Marimón, empreendedor cultural

Monique conheceu empreendedor cultural na Colômbia na primeira viagem Foto: Reprodução — Foto: Reprodução

BATALHA DE PITCH

No primeiro dia da Batalha de Pitch, a disputa foi na categoria “Revolução por meio da Educação”. Após pitchs emocionantes, a startup Prol Educa - startup de inclusão por meio da educação - levou o prêmio de R$ 25 mil. O negócio, apresentado por Pettrus Nascimento, saiu como campeão ao receber 40,04% dos votos do público. Também estavam na disputa as startups Carambola, apresentada por Gustavo Glasser, e Signa, defendida por Fabíola Borba.

“É de extrema importância levar isso para o nordeste, para a favela, para Pernambuco”. Pettrus Nascimento.

De joelhos, Pettrus comemora vitória na Batalha de Pitch — Foto: Reprodução

Na abertura do ‘Falas Afiadas’, a jornalista Aline Midlej, apresentadora da Globo News, e a produtora de conteúdo Lorrane Silva, a Pequena Lo, bateram um papo sobre vulnerabilidade. Na conversa, elas compartilharam situações da vida pessoal e profissional e deram conselhos para quem ainda têm dificuldades em conhecer e lidar com suas fragilidades.

“Hoje, criei uma margem de tolerância com meus erros, minhas abstrações, e vejo nelas até certa graça” Aline Midlej, jornalista.

Aline Midlej e Pequena Lô participam do "Falas Afiadas" — Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

Além de participar das oficinas e conferir a agenda dos três dias do Menos30 Fest, os participantes podem aprender muito em mais de 80 cursos de educação empreendedora e bem-estar, oferecidos por diferentes parceiros do festival. E as aulas, disponíveis gratuitamente, podem ser consumidas até dia 28 de outubro. O público ainda pode se inscrever em bolsas de estudos da Curseria - são 5 mil bolsas integrais, distribuídas em 13 cursos.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!