Sisu 2018 seleciona estudantes para 239 mil vagas na graduação de universidades públicas — Foto: Reprodução
As notas de corte para os cursos de medicina variam de 750,06 a 881,76 pontos na segunda parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os dois extremos são de universidades no mesmo estado: a maior nota é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó, e a menor é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró (RN).
Na UFRN de Caicó, as notas altas podem ser explicadas pelo bônus de 20% atribuído a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e cursado todo o ensino médio em escolas privadas ou públicas das seguintes microrregiões: Borborema Potiguar-RN, Seridó Ocidental-RN, Seridó Oriental-RN, Agreste Potiguar-RN, Angicos-RN, Serra de Santana-RN, Vale do Açu-RN, Catolé do Rocha-PB, Curimataú Ocidental-PB, Curimataú Oriental-PB, Patos-PB, Seridó Ocidental Paraibano-PB, Seridó Oriental Paraibano-PB ou Sousa-PB.
Os dados foram liberados para consulta no portal http://sisu.mec.gov.br e consideram a situação das inscrições até a meia-noite desta quinta-feira (25). O prazo para candidatos buscarem uma vaga nas universidades federais vai até sexta-feira, dia 26.
As notas apontadas neste levantamento consideram somente vagas de "ampla concorrência", às quais concorrem estudantes que não se encaixam em critérios da Lei de Cotas ou em ações afirmativas próprias de cada universidade.
Todos os dias, à 0h, o sistema calcula qual a nota de corte de cada curso, baseando-se no número de vagas disponíveis e no desempenho dos inscritos. Ela não é atualizada em tempo real – portanto, mesmo que o estudante tenha atingido o patamar mínimo apresentado pelo sistema, não há a garantia de que seja selecionado. A função de divulgar as notas de corte é oferecer uma referência para que os candidatos se inscrevam em cursos nos quais têm chances de serem aprovados.
Na última parcial, a média das notas de corte dos cursos de medicina foi 0,4% maior que no dia anterior: saltou de 778,87 para 781,76. A última divulgação de notas de corte ocorrerá à meia-noite do dia 26, 24 horas antes de as inscrições serem encerradas.
Maiores e menores notas de corte
A seguir, veja a lista dos 10 cursos de medicina com maiores e menores notas de corte no país. Ao todo, são 87 unidades que oferecem essa graduação por meio do Sisu.
10 maiores notas
- UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS DE CAICÓ (Caicó , RN) - 881,76 (tem bônus de inclusão regional)
- UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS (Belém , PA) -875,29 (tem bônus de inclusão regional)
- UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS DO AGRESTE CARUARU (Caruaru , PE) - 840,44 (tem bônus de inclusão regional)
- UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA - SEDE (Arapiraca , AL) - 828,56 (tem bônus de inclusão regional)
- USP- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (São Paulo , SP) - 821,88
- UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DARCY RIBEIRO (Brasília , DF)- 820,48
- UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS CENTRO - REITORIA (Curitiba , PR) - 813,16
- UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA (Florianópolis , SC) - 811,07
- UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, CIDADE UNIVERSITÁRIA (Rio de Janeiro , RJ) - 805,14
- UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, CAMPUS SAÚDE (Belo Horizonte , MG) - 795,66
10 menores notas
- UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, UNIDADE SEDE (Mossoró, RN) - 750,06
- UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES (Cáceres, MT)- 757,75
- UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, CAMPUS UNIVERSITÁRIO (Rio Branco, AC)- 759,47
- UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS DO MUCURI (Teófilo Otoni, MG)- 759,47
- UFRR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, CAMPUS PARICARANA (Boa Vista, RR) - 761,94
- UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS JK (Diamantina, MG)- 762,56
- UFS- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ANTONIO GARCIA FILHO (Lagarto, SE)- 764,71
- UNIVASF - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, CAMPUS PAULO AFONSO (Paulo Afonso, BA) - 765,3
- UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA PIRAJÁ (Teresina, PI)- 765,39
- UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA (Imperatriz, MA) - 765,8
Total de vagas
No total, são oferecidas 239.601 vagas de 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais (universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica). O Sisu atualmente concentra quase metade de todas as vagas ofertadas no ensino superior público.
Calendário do Sisu 2018
- Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018
- 1ª chamada: 29 de janeiro
- Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro
- Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro