Por Redação g1


SkyRats: equipe da USP é destaque em competição internacional de drones — Foto: SkyRats/Divulgação

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que reúne 17 cursos das áreas de engenharia civil, elétrica, mecânica, química, foi destaque em uma competição internacional em setembro graças à sua equipe de drones inteligentes.

Os SkyRats foram até Bristol, na Inglaterra, participar da International Micro Air Vehicles Conference and Competition (IMAV), a maior competição e conferência internacional na área de drones e veículos aéreos não tripulados.

A equipe ficou em 4º e 5º lugar nas duas categorias da competição: outdoor (ambiente aberto) e indoor (ambiente fechado), respectivamente.

Além disso, o grupo também foi condecorado com Judge's Award, um prêmio que avalia o projeto que melhor atendeu ao edital proposto. Neste ano, o tema central foi preservação ambiental, e a equipe se destacou como aquele que melhor utilizou tecnologias de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para o monitoramento e proteção da biodiversidade.

A programação completa do encontro acontece em cinco dias, sendo:

  • Dia 1: testes
  • Dias 2 e 3: competições
  • Dias 4 e 5: conferências

Marcos Gabriel foi um dos 11 membros da equipe que foi até Bristol para participar da competição. Segundo ele, a preparação foi cansativa, mas a experiência foi "fantástica".

"É incrível ter a oportunidade de mostrar a capacidade da tecnologia que conseguimos produzir no Brasil, e de como é possível melhorar ainda mais tudo isso com mais investimento e apoio do governo e da sociedade", diz.

Após a competição internacional, a equipe agora participa da Competição Brasileira de Robótica, que acontece de 11 a 17 de novembro em Goiânia (GO), e que deve ser a última disputa do grupo no ano.

SkyRats: equipe da USP é destaque em competição internacional de drones inteligentes — Foto: SkyRats/Divulgação

Agora, a equipe pensa nos próximos passos.

Para além do cenário de competição, queremos procurar alguma área de aplicação real [da experiência da equipe]. Por exemplo, um dos pontos mais fortes da equipe é mapeamento aéreo, que tem diversos tipos de aplicação, e um dos mais em voga, eu diria, é a questão de preservação ambiental.
— Marcos Gabriel, membro do SkyRats da Poli da USP.
Estudantes de zootecnia desenvolvem técnica que usa drone para identificar cio das vacas

Estudantes de zootecnia desenvolvem técnica que usa drone para identificar cio das vacas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!