Por g1


Folha de rascunho da Redação do Enem. — Foto: g1

Parte dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já pode consultar, a partir desta segunda-feira (10), os "espelhos" da redação — ou seja, as versões digitalizadas dos textos que eles entregaram no dia da prova. É necessário entrar na Página do Participante, neste endereço.

Para alguns alunos, no entanto, o sistema ainda mostra o aviso de "resultado indisponível". O g1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para saber se há algum problema técnico -- até a última atualização desta reportagem, o órgão estava apurando o motivo da falha.

Essa etapa é chamada de "vista pedagógica", porque permite que os estudantes entendam os critérios de correção e as notas que receberam em cada uma das cinco competências avaliadas no Enem (mais abaixo, veja quais são elas).

Também nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou as notas dos treineiros que fizeram a prova (são os alunos que ainda não terminaram o ensino médio e que, portanto, não podem pleitear uma vaga na universidade).

LEIA TAMBÉM:

Trecho de espelho da redação de uma candidata do Enem 2022 — Foto: Reprodução

Competências avaliadas na redação

A redação do Enem vale 1.000 pontos. Cada uma das competências explicadas abaixo, portanto, representa 200 pontos.

  • Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Vídeos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!