Por g1


Na IFRR, curso técnico em agropecuária é integrado ao ensino médio — Foto: IFRR/Divulgação

O aprendizado em matemática e língua portuguesa no ensino médio integrado público, que une o currículo padrão com o técnico, supera o de quem cursa o ensino médio regular também na mesma rede pública, segundo estudo feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, principal termômetro da educação brasileira.

Levantamento realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) mostra que quase 18% dos alunos que cursam o ensino profissionalizante saem com conhecimento considerado adequado em matemática. Entre os que fazem o ensino médio regular, apenas 5% têm aprendizado avaliado como ideal na disciplina.

No caso de língua portuguesa, a situação é um pouco melhor, mas ainda há discrepância: 57% dos estudantes do ensino médio integrado saem com conhecimento adequado na matéria, enquanto no regular, eles representam cerca de 31,3%.

Os dados foram disponibilizados pelo QEdu, um dos maiores portais de dados educacionais abertos do Brasil, que tem o apoio institucional da Fundação Lemann, B3 Social, Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho.

Seminário discute os rumos da educação nas escolas públicas do estado de SP

Seminário discute os rumos da educação nas escolas públicas do estado de SP

Defasagem na aprendizagem

A defasagem na aprendizagem de matemática no país é histórica e se agravou com a pandemia de Covid, que deixou as escolas sem aulas presenciais por um longo período em 2020 e 2021.

Os resultados preocupantes no aprendizado de matemática são perceptíveis já nos anos iniciais do ensino fundamental, com 36,7% dos estudantes da rede pública com aprendizado adequado na disciplina em 2021. Houve uma piora em relação a 2019, quando o índice tinha sido de 47%.

Nos anos finais do ensino fundamental, o percentual que já não era alto caiu também e chegou a 15,3%. Em 2019, eram 18%.

Uma das hipóteses para essa queda maior nos anos iniciais em comparação ao cenário de pré-pandemia, de acordo com o Iede, seria a dificuldade de se ensinar a disciplina de forma remota e a das famílias apoiarem os filhos.

Dados do Saeb mostram defasagem em aprendizagem de matemática — Foto: Seed

Saeb

O Saeb é uma prova de português e de matemática feita nacionalmente a cada dois anos por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, em 2021, para uma amostra específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

As provas foram aplicadas em novembro e dezembro do ano passado, quando muitas escolas ainda não haviam voltado para o formato 100% presencial. Em razão disso, pode ser que, no caso delas, menos estudantes tenham feito o Saeb - o que, segundo especialistas, faz com que os dados baseados nas avaliações devam ser vistos com cautela.

Vídeos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!