Anderson Ribeiro Correia, ex-presidente da Capes — Foto: José Cruz/Agência Brasil/Divulgação
Correia é formado em engenharia civil pela Unicamp, com mestrado no ITA e doutorado na Universidade de Calgary, no Canadá e já havia passado pela reitoria do ITA, onde foi reitor de 2012 a janeiro deste ano.
Segundo o jornal "O Globo", a Aeronáutica fez uma mudança na regra que define a escolha de gestores do ITA, em um passo que foi visto pela comunidade acadêmica como um drible para permitir o retorno do ex-reitor ao cargo.
Em novembro, um trecho da cláusula de regulamento de sucessão, que impedia candidatura de ex-reitores por um período de três anos, foi suprimida.
Em outubro, Correia concedeu uma entrevista ao jornal e foi questionado sobre sua candidatura à reitoria do ITA, onde afirmou que trabalharia "onde o governo federal estipular".
"Eu sou um servidor do comando da aeronáutica, da Força Aérea Brasileira. A gente é um soldado e trabalha onde o general mandar. Eu sigo as diretrizes do governo federal. A gente trabalha para servir o país. Estou em Brasília desde a transição, vim para cá em novembro, apoiei a estruturação do MEC. Vou atuar onde for mais útil para a sociedade", disse na ocasião.
O MEC informou que ainda não há previsão para a indicação de um novo nome para a presidência da Capes. Ainda segundo "O Globo" o nome do atual reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, é um dos cotados pelo Ministério para assumir o cargo.
Em foto de arquivo, o ex-ministro Vélez recebe Correia como presidente da Capes — Foto: Divulgação/CCS/CAPES
Vídeos sobre a CAPES
Presidente da Capes fala sobre desbloqueio de 3.182 bolsas da instituição
Capes e CNPq cortam bolsas de mestrado, doutorado e pós doutorado.
Crise da Capes e do CNPq impacta pesquisas no país