09/06/2015 18h57 - Atualizado em 12/06/2015 18h28

USP volta a liderar ranking de universidades da América Latina

No ano passado, Universidade de São Paulo estava na 2ª posição.
409 instituições foram avaliadas para a elaboração do ranking.

Do G1, em São Paulo

Cidade Universitária, Universidade de São Paulo: vista do novo prédio da Reitoria (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)Cidade Universitária, Universidade de São Paulo: vista do novo prédio da Reitoria (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista da quinta edição do ranking QS de Universidades da América Latina, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), que esteve na mais alta posição do ranking no ano anterior, caiu para o terceiro lugar.

De acordo com o ranking, nove das dez instituições de ensino melhor posicionadas por produção de pesquisa são brasileiras. Apesar dos resultados, o Brasil teve um fraco desempenho no indicador de impacto de pesquisa, onde sua melhor universidade – a Universidade de São Paulo (USP) – ficou no 15º lugar.

Lista das 10 melhores universidades
1 Universidade de São Paulo (USP)
2 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3 Pontificia Universidad Católica de Chile
4 Universidad de Chile
5 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
6 Universidad Nacional Autónoma de México (Unam)
7 Universidad de Los Andes Colombia
8 Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho"  (Unesp)
9 Tecnológico de Monterrey
10 Universidade de Brasília (UNB)

Somos uma grande universidade de massa, com mais de 90 mil alunos, enquanto a maioria de universidades que lideram os rankings são muito menores. Apesar disso, temos pesquisa altamente competitiva e formamos recursos humanos de qualidade"
Marco Antonio Zago,
reitor da USP

O reitor Marco Antonio Zago comenta que, “apesar de oscilações anuais", há uma tendência geral a progresso. "Somos uma grande universidade de massa, com mais de 90 mil alunos, enquanto a maioria de universidades que lideram os rankings são muito menores. Apesar disso, temos pesquisa altamente competitiva e formamos recursos humanos de qualidade”.

De acordo com a QS, 20 países estão representados no ranking das 300 Melhores instituições de ensino da América Latina. O Brasil é líder (com 79), à frente do México (47), Colômbia (41), Argentina (36) Chile (30) e Peru (16).

“As universidades do México, Argentina e Colômbia atingiram excelência em áreas específicas, mas ainda não possuem a mesma consistência que as melhores instituições do Brasil e do Chile”, afirma o diretor do departamento de pesquisa da QS, Ben Sowter.

Ele aponta ainda um dos desafios para o futuro das universidades latino-americanas: “O alto número de estudantes por faculdade é um problema em grande parte das principais instituições de pesquisa da região”.

Metodologia
Segundo a QS, o ranking considera sete indicadores, incluindo a avaliação da reputação da instituição por meio de pesquisas globais com acadêmicos e empregadores. As publicações acadêmicas e o impacto das pesquisas (avaliadas pelo número de citações a uma publicação) são indicadores chaves.

No ranking, 409 instituições foram avaliadas, 405 classificadas e 300 integraram a publicação.

CRITÉRIOS E PESO
Reputação Acadêmica - 30%
Reputação no Mercado de Trabalho - 20%
Relação Aluno po Faculdade - 10%
Publicações por Faculdade - 10%
Citação a Publicações - 10%
Professores com Doutorado (PhD) - 10%
Impacto na Internet - 10%

Shopping
    busca de produtoscompare preços de