VOCÊ SABE...

...qual é diferença entre serrar e cerrar? E se na serra há muita serração ou cerração?

Se você se refere ao ato de cortar com serra ou serrote, o verbo é serrar com “s”. Por outro lado, se o objetivo é fechar a alguma coisa, devemos cerrar com “c”.

Veja que perigo! Comerciante dá ordem a seus empregados: “Hoje quero todas as portas desta loja serradas exatamente às 20h”. No dia seguinte, ao voltar à loja, encontrará todas as portas serradas, ou seja, cortadas...

Quanto à serra, se a neblina ou nevoeiro está muito forte, sem visibilidade, é porque há muita cerração. Não há relação alguma entre o fato de serra se escrever com “s” e a cerração, que vem de cerrar (=fechar). Serração haveria, se muitas árvores estivessem sendo serradas, ou seja, serração é o ato de serrar (=cortar).

Li num bom jornal: “Atleta serrou os punhos e vibrou intensamente”. Só se foi de dor! É melhor, antes de vibrar, cerrar (=fechar) os punhos. E melhor mesmo é encerrar esse assunto.

 

A DICA

Flexões verbais – parte 2

Eu ADIRO ou ADERO?

O certo é ADIRO.

 

PRESENTE                  PRESENTE

DO INDICATIVO          DO SUBJUNTIVO

Eu   adiro                             que eu  adira

Tu   aderes                           tu  adiras

Ele  adere                             ele adira

Nós aderimos                       nós adiramos

Vós aderis                            vós adirais

Eles aderem                         eles adiram

 

Quando um verbo é irregular na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (ADERIR > eu adiro), todo o presente do subjuntivo é irregular (que eu adira, que tu adiras...)

A irregularidade de mudar a vogal “e” em “i” (=na 1a pessoa do singular do presente do indicativo e em todo o presente do subjuntivo) ocorre em outros verbos: FERIR (firo), AFERIR (afiro), INGERIR (ingiro), INSERIR (insiro), PREFERIR (prefiro), PRETERIR (pretiro), COMPETIR (compito), REPETIR (repito), DESPIR (dispo), DISCERNIR (discirno), DIVERGIR (divirjo), ADVERTIR (advirto), REFLETIR (reflito), SEGUIR (sigo), SENTIR (sinto), MENTIR (minto), SERVIR (sirvo), VESTIR (visto), INVESTIR (invisto), IMPELIR (impilo)...

 

O DESAFIO

Uma pessoa fleumática é...

(a) calma e imperturbável

(b) de vasto saber

(c) habituada ao silêncio e à solidão

 

Resposta:

Letra (a).

Uma pessoa de vasto saber é sapiente, sábia ou erudita.

E quem é habituado ao silêncio e à solidão é uma pessoa taciturna.

 


DÚVIDAS DO LEITOR


  1. Leitor comenta a respeito da frase “Insulina em pó contém


diabetes”, publicada num bom jornal: “Quando li essa manchete, levei um susto. Como pode um remédio ‘ter em si’ a doença que pretende curar. Só depois é que percebi que o verbo havia sido usado em um sentido figurativo de reprimir.”

O nosso leitor se refere ao “crime” da ambiguidade, que pode gerar dúvidas ou mal-entendidos. Nesse caso, o leitor ainda conseguiu perceber o duplo sentido do verbo “conter”:

1. “encerrar em si, compreender, abranger”; ou

2. “manter certos limites, impedir de avançar, refrear”.

A intenção do autor da frase era usar o verbo conter com a segunda acepção, ou seja, “Insulina em pó refreia diabetes, impede que a diabetes avance”. Mas, é provável que não tenha percebido a outra possível, embora absurda, interpretação de que “haveria diabetes na insulina em pó”. É bem possível que muitos leitores tenham dado somente essa última interpretação. Se isso realmente ocorreu, significa que o objetivo de informar não foi atingido.

2.   OCTOCAMPEÃO ou OCTACAMPEÃO?

O elemento OCTO ou OCTA significa OITO.

Quem é campeão oito vezes pode ser OCTOCAMPEÃO ou OCTACAMPEÃO. As duas formas são corretas, embora nenhuma delas esteja registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras.

Há palavras que se utilizam da forma OCTO: octogonal (oito ângulos), OCTÓPODE (oito pés = polvo); outras preferem a forma OCTA: OCTAEDRO (=oito lados). Há palavras que apresentam as duas formas registradas: octógono e octágono.

Prefiro as formas mais usadas: OCTÓGONO e OCTACAMPEÃO.