GARI ou GARÍ?

                   Como você escreve aquela palavra que designa nosso amigo varredor de rua, responsável pela limpeza urbana: GARI (sem acento) ou GARÍ (com acento)?

                   Por ser oxítona (tem acento na última sílaba), muita gente acentua graficamente, para deixar clara a inflexão tônica.

                   Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc.

                   GARI, portanto, NÃO tem acento.

                   Se você tem curiosidade de saber como essa palavra surgiu na nossa língua, saiba que ela vem do nome Aleixo Gary, contratado em 1876 pelo imperador Pedro II para cuidar da limpeza do Rio de Janeiro. Em 1885, Gary criou o primeiro aterro sanitário do Rio, e ficou tão famoso que seu nome passou a designar uma profissão.

 

ENXADA ou ENCHADA?

                    Nossa dica é para quem gosta de cuidar do jardim e da horta.

                   Se você tiver de escrever sobre aquela ferramenta usada pra cavar, como seria? ENXADA (com X) ou ENCHADA (com CH)?

                   Na grande maioria das vezes, sempre que na palavra houver um som de "CH" após um "EN" (com E e N), o fonema /che/ deve ser escrito com a letra “x”.

                   Dessa forma são escritas palavras como enxurrada, enxame, enxuto, enxergar, enxaqueca, etc. E a nossa enxada não foge à regra: devemos escrever com “x”: ENXADA.

                   Agora, não vá cavar erro à toa: escreva certo, escreva ENXADA, com X.

                   Por outro lado, não podemos esquecer que palavras derivadas de palavras que começam com CH devem ser escritas com CH: cheio = encher, enchimento; charco = encharcar...