Filtrado por plural Remover filtro
  • Você sabe qual é a diferença entre estalo e estampido?

    VOCÊ SABE...

    ...qual é a diferença entre estalo e estampido?

    O ruído causado porque alguma coisa quebrou é estalo. Estampido é um som forte e repentino. Um tiro de revólver pode produzir um estampido. Estalo é, por exemplo, o ruído causado pela quebra de um copo. Um pequeno estalo é estalido.

    E os ovos fritos são estalados ou estrelados?

    Estrelar pode significar “encher de estrelas, brilhar, trabalhar como estrela e fritar ovos”. Assim sendo, os ovos são estrelados. Isso não quer dizer que não haja estalos durante a fritura dos ovos ou quando se quebra a casca dos ovos...

    E o certo é fritar ou frigir ovos?

    Tanto faz. No frigir dos ovos, fritar e frigir são sinônimos. Assim sendo, quando frigimos ou fritamos, os ovos ficam estrelados. Não há ovos “estralados”, muito menos ovos “estatelados”...

     

    DICA

    Formação do plural – Parte 6: Plural das palavras COMPOSTAS

    7) Se houver uma preposição entre os dois substantivos, só o

    primeiro elemento vai para o plural: amigos da onça, bicos de papagaio, dores de cotovelo, estrelas-do-mar, generais de divisão, joões-de-barro, mulas sem cabeça, pais de santo, pães de ló, pés de cabra, pés de moleque, pores do sol, caras de pau...

    Observe que, devido ao fato de o primeiro elemento ser advérbio, que é palavra invariável, os FORA DA LEI e os FORA DE SÉRIE são INVARIÁVEIS.

     

    8) Se o primeiro elemento for advérbio, preposição ou prefixo, somente o segundo elemento vai para o plural: abaixo-assinados, alto-falantes, anti-imperialistas, micro-ondas, bel-prazeres, contra-ataques, grão-duques, recém-nascidos, sem-vergonhas, super-homens, todo-poderosos, vice-campeões...

    No caso das palavras formadas pela preposição SEM, as palavras ficam invariáveis: os SEM-TERRA, os SEM-TETO, os SEM-NOÇÃO...

    9) Se a palavra composta é constituída por advérbio + pronome + verbo, somente o último elemento varia: bem-me-queres, bem-te-vis, não me toques...

     

    10) Se a palavra composta é constituída pela repetição das palavras

    (onomatopeias = reprodução dos sons), o segundo elemento vai para o plural: bangue-bangues, pingue-pongues, reco-recos, teco-tecos, tique-taques, zigue-zagues...

    Casos especiais:

    Os arco-íris, as ave-marias, os banhos-maria, os joões-ninguém, os louva-a-deus, os lugar-tenentes, os mapas-múndi, os padre-nossos, as salve-rainhas, os surdos-mudos...

    São INVARIÁVEIS:

    a)    compostos de verbo + palavra invariável:

    os bota-fora, os cola-tudo, os topa-tudo...

    b)    compostos de verbos de sentido oposto:

    os entre e sai, os leva e traz, os perde-ganha, os sobe e desce, os vai-volta...

    c)    expressões substantivadas:

    os bumba meu boi, os chove não molha, os disse me disse...

     

    DESAFIO

    Que é exequível?

    a)    factível, que pode ser concretizado;

    b)    igualável, que pode ser igualado;

    c)    impossível, que não pode ser feito.

     

    Resposta do DESAFIO de hoje:

    Letra (a). Exequível é tudo aquilo que pode ser feito, que é possível ser executado. Inexequível é o que não se pode realizar, é impossível ser concretizado.

     

    DÚVIDAS

    1ª) Leitor quer saber se casas são germinadas ou geminadas.

    Disseram-lhe que o certo é “casas geminadas”, mas ele não acreditou.

    Pode acreditar. Casas geminadas são casas gêmeas, ou seja, “iguais, coladas, parede com parede”.

    Germinar é “nascer, desenvolver”. Vem de germe.

    Casas “germinadas” só se estivessem “cheias de germes”!!!

    2ª) Qual é diferença entre ESPERTO e EXPERTO?

    a)    ESPERTO é “astuto, que tem esperteza, vivacidade”;

    b)    EXPERTO é “perito, especialista, expert (em inglês)”.

     


  • Entenda a origem do modismo 'a nível de' e saiba como evitá-lo

    A NÍVEL DE  ou  EM NÍVEL?

    A expressão “a nível de” é um dos piores modismos criados nos últimos tempos. Além da preposição “a”, que deve ser substituída por “em”, somos obrigados a conviver com o maldito “nível” em situações absurdas, pois não há níveis: “A nível de debate...”; “...a nível de relatório...”; “...a nível de sentimento...”; “...a nível de espiritualidade...”.

    É interessante observar que quem usa a expressão “a nível de” ainda faz pose: deve achar que está falando um português “belíssimo”.

    A expressão EM NÍVEL DE é correta, mas só pode ser usada se houver “níveis”: “O problema só pode ser resolvido em nível de diretoria”; “A situação será analisada em nível federal”.

    Quanto ao mar, é aceitável dizer “ao nível do mar” ou “no nível do mar”.

     

    ANTE AO EXPOSTO ou ANTE O EXPOSTO?

    Carta do leitor: “É comum em sentenças dos juízes usar a forma ‘ante ao exposto, julgo procedente a ação’. Os juízes portugueses também usam o ATÉ: ‘...até ao fim”. Já consultei um professor, e ele disse-me que o correto é ‘ante o exposto’. Segundo ele, é que não se pode usar duas preposições.”

    Eu também não gosto de usar duas preposições: “ante ao exposto”, “até ao fim”, “para com”. “por entre”, “por sobre”...

    O problema é usarmos o velho conceito de certo ou errado. A verdade é que, em Portugal, é frequente o uso de duas preposições: “ante ao exposto”, “ir até ao fim”. Não é, portanto, uma questão de estar errado. É, a meu ver, um problema de estilo, de uso.

    Assim sendo, a minha preferência é:

    “Ante o exposto, julgo procedente a ação”;

    “Ele foi até o fim”;

    “É preciso ter respeito pelo adversário” (em vez de ‘para com o adversário’);

    “Passou a bola entre as pernas” (e não ‘por entre as pernas’);

    “Chutou a bola sobre o travessão” (e não por sobre o travessão).

    UM ÓCULOS ou UNS ÓCULOS?

    Carta do leitor: “Pior do que dizer ‘um óculos’, que se ouve de conceituado show-man (perdão!) da televisão e equipa um médico em hospital dos Estados Unidos, é, penso, o abuso de expressões da língua inglesa, sem aspas, de permeio com outras tantas do nosso vernáculo.”

    Li num bom jornal: “O médico coloca um capacete equipado com um óculos especial que ...”

    A palavra óculos só apresenta forma plural. É o mesmo caso de “núpcias, pêsames, parabéns...” O certo, portanto, é “...equipado com óculos especiais...”. Não se deve dizer “o óculos escuro quebrou”, e sim “os óculos escuros quebraram”.

    EXOTÉRICO ou ESOTÉRICO?

    Vejamos o que diz o dicionário “Aurélio”:

    EXOTÉRICO: “Diz-se de ensinamento que, em escolas da antiguidade grega, era transmitido ao público sem restrição, dado o interesse generalizado que suscitava e a forma acessível em que podia ser exposto, por se tratar de ensinamento dialético, provável, verossímil.”

    ESOTÉRICO: “Diz-se do ensinamento que, em escolas filosóficas da antiguidade grega, era reservado aos discípulos completamente instruídos; todo ensinamento ministrado a círculo restrito e fechado de ouvintes; compreensível apenas por poucos, obscuro, hermético.”

    ESOTERISMO: “1. Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa) deve reservar-se a número restrito de iniciados...; 2. Designação que abrange um complexo conjunto de doutrinas práticas e ensinamentos de teor religioso e espiritualista, em que se confundem influências de religiões orientais e ciências ocultas, associadas a técnicas terapêuticas, e que, supostamente, mobilizam energias não integrantes da ciência e que visam a iniciar o indivíduo no caminho do autoconhecimento, da paz espiritual, da sabedoria, da saúde, da imortalidade...”

    Respondendo diretamente às perguntas dos leitores:

    1o) Realmente existem as duas palavras. A diferença básica é que ESOTÉRICO refere-se a ensinamento para grupos restritos, e EXOTÉRICO para o público em geral, sem restrições.

     

    DESAFIOS

    1º) Qual é a forma correta?

    a) A reunião será amanhã  AS  ou  ÀS 8h ?

    b) A reunião será  A  ou  À  partir das 8h ?

    c) A reunião só começará após  AS  ou  ÀS 8h ?

    Respostas:

    a) A reunião será amanhã às 8h;

    b) A reunião será a partir das 8h;

    c) A reunião só começará após as 8h.

     

    2º) Se pousar na terra é aterrissar ou aterrizar, quero saber como seria:

    a) pousar no mar;

    b) pousar na Lua.

    Respostas:

    a) amerissar

    b) alunissar.


Autores

  • Sérgio Nogueira

    Sérgio Nogueira é professor de língua portuguesa formado em letras pela UFRGS, com mestrado pela PUC-Rio. É consultor de português do Grupo Globo.

Sobre a página

O professor Sérgio Nogueira esclarece dúvidas de português dos leitores com exemplos e dicas que facilitam o uso da língua. Mostra erros comuns e clichês que empobrecem o texto.