A poupança continua sendo o investimento preferido da maioria dos brasileiros, ainda que tenha rentabilidade menor do que outras opções. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) , esse tipo de aplicação é feita por 61% dos consumidores.
Poupança é o investimento preferido entre brasileiros. — Foto: Globo News
A média de tempo que possuem a conta poupança é mais de três anos, o valor médio acumulado é de R$ 2.152, e o principal motivo para escolher é a possibilidade de usar os recursos quando necessário.
Segundo o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, “muitas pessoas escolhem a poupança como investimento, mas seu retorno é baixo. É válido buscar por informações para fazer aplicações com retornos mais rentáveis e que também são seguras, como o Tesouro Direto e os Fundos de Investimento”.
Depois da poupança, investir em imóveis aparece na segunda posição (18% dos entrevistados). Em média, possuem há quatro anos, principalmente pela segurança que este tipo de investimento dá.
Veja a lista de preferência:
Previdência Privada: 13% dos entrevistados possuem previdência privada. Em média, 3,5 anos, sendo que 18% por indicação do gerente do banco;
Fundo de Investimento: 9% dos entrevistados investem em fundos de investimentos e usam essa modalidade, em média, há 2,2 anos. 43% optaram por indicação do gerente de banco;
Dólar: 6% dos entrevistados têm dólar. Possuem essas reservas há 2,8 anos, em média. 30% escolheram pela flexibilidade de uso do dinheiro quando necessário;
CDB: 5% dos entrevistados têm CDB. Em média, usam a modalidade há 3,3 anos, feitos principalmente após pesquisa em sites especializados ou de notícias (32%).