Por Max Tavares


Plataforma usa inteligência artificial para conseguir ‘match’ entre vaga e candidato

Plataforma usa inteligência artificial para conseguir ‘match’ entre vaga e candidato

Enfrentar o problema do desemprego e da rotatividade nas empresas é um desafio. Para ajudar a resolver esse problema, uma startup faz o perfil detalhado dos candidatos a uma vaga de trabalho. Com ajuda da tecnologia, esse processo fica mais rápido e preciso.

O desemprego no Brasil ficou em 14,1% no trimestre encerrado em novembro de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a taxa mais alta para esse período desde o início da pesquisa, em 2012.

Por outro lado, um estudo da consultoria Deloitte mostra que 44% das empresas do país pretendem aumentar seu quadro de funcionários em 2021.

Muitas empresas não querem perder tempo na hora de contratar. E é ai que entra a startup do Deibson Silva, que criou uma solução para encontrar o candidato ideal para a vaga.

“A minha startup conecta profissionais com empresas através de um 'match' perfeito entre o que as empresas solicitam de características e o que os profissionais têm de perfil comportamental”, explica o empresário.

Deibson já tinha desenvolvido um software de inteligência comportamental para contratações. Com a plataforma, lançada em 2019, o objetivo foi dar mais precisão a esse processo para empresas e candidatos.

Como funciona

“A nossa plataforma é uma rede social profissional. Além de inteligência artificial, nós temos um chatbot que é o nosso mentor virtual de carreira pros profissionais. Temos também o people analitics, que é a análise de pessoas preditivas para que as empresas contratem os profissionais e já saibam como é o comportamento deles antes de contratar”, afirma Deibson.

Uma coisa muito comum em empresas é contratar um funcionário e depois de alguns meses descobrir que não deu certo. A solução, com ajuda da inteligência artificial, faz com que o casamento entre candidato e vaga seja quase perfeito.

“Quando o candidato chega na minha frente eu já sei que ele tem as competências técnicas e comportamentais que preciso pra vaga que eu abri”, conta Nathália Chaves, gerente regional de uma empresa.

Nathália diz que antes levava cerca de 20 dias para fazer uma contratação. Hoje, com a plataforma, leva de cinco a sete dias.

Para quem está procurando emprego, o serviço é gratuito. Basta fazer o cadastro no site ou no aplicativo e responder um questionário para a plataforma traçar o perfil. Para empresas, tem assinatura mensal, com anúncio de vagas ilimitadas, ou dá para pagar por um anúncio único.

"As empresas têm um período de experiência grátis para se cadastrar, onde elas podem publicar na nossa plataforma, fazer publicação de vagas. Assim que ela publica, coloca lá todas as características comportamentais que ela precisa”, explica Deibson.

A startup já ajudou mais de mil profissionais a sair da estatística do desemprego. Hoje são mais de 300 mil usuários, mas a previsão é que ao final de 2021 sejam 5 milhões. Para expandir sua atuação, vai usar influenciadores digitais para ganhar mais visibilidade.

Goowit
Av Francisco Matarazzo, 1752 - unidades 2204 a 2207, Barra Funda
São Paulo-SP - CEP: 05001-200
goowit.com
Instagram: @goowit
Telefone: (11) 3803-8710

Evolua Digital
Telefone: (11) 99669-6936
Email: [email protected]

Veja os vídeos mais assistidos do PEGN:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!