PIX

Por G1


O PIX, o novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, estará disponível para quem tem conta em banco, mas instituições financeiras e fintechs também poderão ofertar a modalidade aos seus clientes.

Para usar o serviço, bastará ter uma conta corrente, conta poupança ou uma carteira digital com cadastro no PIX. A opção estará dentro do aplicativo bancário e no internet banking do cliente.

Segundo o Banco Central, a oferta do PIX será obrigatória para um total de 34 instituições financeiras e de pagamentos com mais de 500 mil clientes ativos, considerando conta corrente, conta de poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

Entenda o que é e como vai funcionar o PIX

Entenda o que é e como vai funcionar o PIX

Para as demais instituições financeiras, o PIX será facultativo e a adesão ocorrerá mediante solicitação ao Banco Central. "Elas serão consideradas integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e estarão sujeitas a uma regulação mínima, a partir do momento em que apresentarem pedido de adesão", explica o BC.

Até agora, mais de 930 instituições solicitaram a adesão ao PIX, incluindo cooperativas de crédito e financeiras de grandes varejistas que entraram no ramo dos meios de pagamentos digitais como a carteira digital Ame das Americanas, o banco digital BanQi da Via Varejo (dona das Casas Bahia) e a conta digital Magalu Pay do Magazine Luiza. Veja aqui a lista.

Pelas regras do programa, a pessoas física poderá usar o PIX em mais de uma instituição financeira, mas terá que usar "chaves" diferentes. Por exemplo: se cadastrou o CPF como chave PIX em um determinado banco, terá que cadastrar o celular ou o email em outra instituição.

A "chave PIX" é uma espécie de "apelido" e permitirão que as transações eletrônicas sejam feitas de maneira mais simples e ágil. Com ela, não será preciso mais digitar os dados bancários do destinatário de uma transferência, por exemplo. É só colocar a chave e a transação será efetuada.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!