Open Banking: veja quais dados podem ser compartilhados e quem pode ver
Open Banking (ou Sistema Financeiro Aberto) é um sistema de compartilhamento de dados financeiros de forma padronizada. Em uma única plataforma integrada, as diferentes instituições financeiras têm acesso a dados de clientes para oferecer produtos e serviços personalizados e mais vantajosos para cada caso. Mas, claro, restam muitas dúvidas sobre o novo sistema. O que muda? Quem pode acessar seus dados? Quais dados? E se o cliente se arrepender de autorizar o compartilhamento? Entenda tudo no vídeo acima.
O Banco Central (BC) pretende terminar em 2021 a maior parte da implementação do sistema no Brasil. Tudo deve ser feito com autorização expressa do cliente, que decide que dados são compartilhados, com quem e por quanto tempo. Segundo o BC, a integração pode melhorar a avaliação de crédito e estimular a competição no sistema financeiro, com produtos mais adequados e baratos.
Entenda o que é Open Banking
LEIA MAIS
PIX já representa mais da metade das transações bancárias
As instituições têm acesso a dados antigos ou apenas aos gerados depois do consentimento?
Se o cliente permitir, é possível compartilhar o histórico financeiro de até um ano com outras instituições.
Banco Central prevê implementação do 'Real digital' em até 3 anos
Quais são as fases do open banking?
Para que tudo seja feito com tranquilidade, o BC separou em quatro fases. Nesta sexta-feira (13), entra em vigor a segunda delas.