Consumidor é que define quais dados financeiros deseja compartilhar, com quais instituições e por qual prazo. Dos cartões de crédito serão compartilhadas informações sobre limites de crédito, transações efetuadas e de pagamento das faturas.
Todo o processo de adesão ao novo sistema é feito pela internet e é o consumidor que define quais dados autoriza compartilhar e por quanto tempo. Cancelamento pode ser feito a qualquer momento.
Agência aponta que uma parcela importante dos serviços financeiros no Brasil ainda está com os cinco principais bancos de varejo, mas a inovação disruptiva continua a adicionar novos entrantes ao sistema.
A consolidação de dados financeiros permite às diferentes instituições analisar e sugerir soluções para os clientes de forma mais ágil, o que aumenta a concorrência no setor bancário.
Opção de compartilhar informações está nas mãos dos clientes e cada autorização tem validade de até 12 meses. Sistema tem que seguir a Lei Geral de Proteção de Dados, mas também possui regras próprias.
Sistema integrado de compartilhamento de dados financeiros promete tornar produtos e serviços bancários mais competitivos.
Sistema permite ao cliente de um banco compartilhar dados com outras instituições financeiras.
Com a nova etapa, BC espera que novos produtos e serviços, como empréstimos e financiamentos, sejam ofertados aos clientes a partir de condições mais vantajosas.
A partir desta sexta-feira (13), a relação dos brasileiros com os bancos vai começar a mudar, com a entrada em vigor do Open Banking.
O Open Banking vai permitir que o cliente de um banco compartilhe seu histórico financeiro e dados com outras instituições. O objetivo é estimular a concorrência.