Oferecido por

Por g1


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar no dia 25 de abril a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Já a segunda parcela será paga a partir de maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo federal.

LEIA TAMBÉM:

As parcelas do 13º serão pagas junto com o benefício de cada mês.

Tradicionalmente, o 13º das aposentadorias e pensões do INSS é pago apenas no segundo semestre.

Qual o valor das parcelas?

A primeira parcela do 13º equivale a exatamente a metade do valor do benefício mensal para os segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano.

Já a segunda parcela tem os descontos de Imposto de Renda, para quem tem que pagar. Quem passou a receber o benefício depois de janeiro ganha os valores de forma proporcional.

Benefícios até um salário mínimo

Para aqueles que recebem até 1 salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 25 de abril e 6 de maio, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador.

Já a segunda parcela será paga entre 25 de maio e 7 de junho.

13º do INSS - 1 salário mínimo — Foto: Economia g1

Benefícios acima de 1 salário mínimo

Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados entre 2 e 6 de maio. A segunda parcela será creditada entre 1º e 7 de junho.

13º do INSS - para quem recebe acima de 1 salário mínimo — Foto: Economia g1

Quem recebe

Tem direito a receber o 13º salário todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

A gratificação não é paga a quem ganha benefícios assistenciais como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!