Desempenho das aplicações financeiras em 2018 — Foto: Fernanda Garrafiel/G1
O ouro e o dólar foram os investimentos que ofereceram o maior retorno financeiro em 2018. No acumulado no ano, o ouro teve valorização de 16,93%. Já o dólar comercial teve valorização de 16,92% frente ao real, superando a alta de 15% do Ibovespa, e dos principais fundos de investimentos em renda fixa.
A bolsa foi o terceiro melhor investimento no ano. O rendimento do Ibovespa é uma média do retorno das 65 ações que compõem a carteira do índice. A bolsa havia sido o melhor investimento nos 2 anos anteriores, com ganhos de 25,86% e 38,94%, respectivamente.
O ranking foi feto pelo administrador de investimentos Fabio Colombo. Ele não inclui títulos públicos comprados diretamente no Tesouro Direto. O Tesouro possui vários de tipos de papéis à venda, com vencimentos que vão até 2045.
A rentabilidade bruta desses papéis variou de 5,68% a 15,68% no acumulado no ano até novembro, segundo dados do próprio Tesouro. É importante destacar, entretanto, que o retorno desses investimentos varia de acordo com o momento do resgate.