O Brasil tem um total de 136 milhões de computadores em uso por empresas e usuários domésticos, de acordo com a 25ª pesquisa anual do uso de tecnologia nas empresas feita pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Destes aparelhos, 13% (18 milhões) são tablets - o estudo considera tablet um PC.
A pesquisa feita pelo professor Fernando S, Meirelles foi realizada com mais de 6 mil grandes e médias empresas com 2,3 mil respostas válidas. Ela mostra um crescente processo de informatização das empresas e da sociedade.
O estudo afirma que há dois computadores para cada três habitantes do país, uma densidade de 67% per capita. A estimativa é que em 2014 sejam vendidos um PC por segundo no Brasil, um total de 27,8 milhões de aparelhos vendidos durante todo o ano. Desse modo, em 2016, a pesquisa prevê que haverá um PC por habitante, mais de 200 milhões de computadores no território brasileiro.
Os tablets irão ajudar o mercado de computadores do país a continuar crescendo nos próximos anos. Com ajuda destes dispositivos - que são considerados computadores - o mercado cresceu 19% em 2013 e tem a previsão de aumentar em 10% este ano. Ainda, vende-se mais notebooks do que PCs desktop e tablets dominam o comércio. Em maio, a expectativa é que estes aparelhos com telas sensíveis ao toque correspondam por 40% das vendas do setor.
A densidade de telefones celulares e fixos no Brasil passou a dos Estados Unidos, com 158%. Isso significa que há mais de três aparelhos para cada dois habitantes no país.
A Microsoft continua dominando a estação de trabalho das empresas com Windows, Explorer e Office com mais de 90% do uso.