Midia e Marketing

Por g1


Conheça o novo estúdio do JG, H1 e JH

Conheça o novo estúdio do JG, H1 e JH

O novo cenário dos telejornais de rede da TV Globo ancorados de São Paulo passa a levar ao público mais tecnologia, inovação e interatividade a serviço da informação.

As mudanças — que possibilitam uma nova forma de contar as histórias — começaram a ser percebidas no 'Jornal da Globo' desta terça-feira (12) e no 'Hora 1' desta quarta-feira (13). O ‘Jornal Hoje' estreia logo mais, no início da tarde.

Entre os principais destaques do novo cenário, está uma mega tela de LED transparente, que ocupa quase todo o estúdio e permite, através da tecnologia, maior interação com as notícias por parte dos apresentadores Roberto Kovalick (Hora 1), César Tralli (JH) e Renata Lo Prete (JG).

O novo cenário traz uma experiência de imersão por meio da conectividade de câmeras com Inteligência Artificial, além do uso de Realidade Aumentada, que permitirá a interação dos âncoras com elementos virtuais.

Renata Lo Prete, Roberto Kovalick e Cesar Tralli na inauguração do novo cenário dos telejornais de rede da TV Globo ancorados de São Paulo — Foto: Globo/Bob Paulino

Mega tela de LED transparente

O painel em formato curvo, com aproximadamente 15 metros de largura e 2,70 metros de altura, é uma evolução do formato atual dos noticiários. Ele vai compor o ambiente onde elementos virtuais poderão extrapolar a tela e aparecer em qualquer lugar do cenário.

"O mega telão curvo de LED integrará diferentes elementos da notícia, como o relato dos repórteres, o gráfico que embasa a discussão com dados, o olhar do especialista", destaca a apresentadora do ‘Jornal da Globo’, Renata Lo Prete.

De acordo com o diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo, Fernando Alonso, o novo painel tem 80% de transparência. Ele é formado por vidro e uma fina camada de pixels, com espaços entre eles.

A tecnologia permite que, em alguns momentos, o telão fique transparente, mantendo como pano de fundo dos telejornais o movimento da redação de jornalismo da TV Globo em São Paulo. Para isso, o painel possui um controle de iluminação, por meio do qual é possível dar maior ou menor visibilidade à redação que fica atrás.

Fernando Alonso, diretor do departamento de Pós-Produção & Design da Globo, apresenta telão de LED do novo cenário do JG, Hora 1 e JH — Foto: Fábio Tito/g1

Em outros momentos, o telão também pode ser preenchido com artes ou gráficos para destacar elementos que complementem a notícia.

O painel é personalizável e permite atender ao ‘Hora 1’, ‘Jornal Hoje’ e ‘Jornal da Globo’, de acordo com as demandas de cada jornal. Além disso, os jornais também se diferenciam por meio de jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles.

"A tela, por si só, é uma inovação. Ela não existia aqui. Nós tivemos que pesquisar muito e trazer de fora", conta Fernando Alonso, durante apresentação do painel.

Outra novidade são os monitores que ficavam no fundo da redação: eles também foram substituídos por LED, compondo todo o cenário inovador.

Inteligência Artificial e Realidade Aumentada

O público poderá perceber gradativamente, de maneira orgânica, o uso de elementos virtuais — incluindo em formato 3D. A Inteligência Artificial, por exemplo, será usada na identificação do ambiente do estúdio e dos âncoras, por meio de uma câmera com IA integrada.

Essa câmera será treinada para identificar ações pré-programadas de comando dos apresentadores para inserção de elementos de Realidade Aumentada (RA) no cenário. Ao detectar as ações nos movimentos dos âncoras, a câmera irá acionar os elementos de RA de forma automática e sincronizada, levando essa experiência ao público.

Com a tecnologia, os apresentadores poderão alterar a imagem do telão e também manipular elementos virtuais (como gráficos e imagens) em outras partes do cenário. Esse tipo de interação poderá ser feito com até três pessoas ao mesmo tempo.

Além disso, as câmeras estarão conectadas com a arte inserida no telão do jornal. A tecnologia permite que, à medida que as câmeras se mexam, o cenário também mude de dimensão, acompanhando o movimento — e permitindo um elemento adicional de imersão na notícia.

Novo estúdio do Jornal da Globo, Hora 1 e Jornal Hoje — Foto: TV Globo/Reprodução

Uso a serviço da notícia

Os apresentadores Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete falaram sobre a expectativa para o uso das novas tecnologias.

"Além da estreia — que eu acho que já vai dar um impacto muito grande — a gente vai ter novidades para mostrar ao longo de dias, meses e anos, com o objetivo de fazer com que as pessoas estejam dentro desse cenário também", afirma o editor-chefe e apresentador do ‘Hora 1’, Roberto Kovalick.

"Agora, estamos dentro de um cenário com três dimensões. E onde podemos chegar? Só a nossa imaginação pode dizer", continua, em referência às possibilidades de narrativas a partir dos novos recursos.

Para César Tralli, as novas ferramentas permitem uma maneira "mais didática, mais clara e mais fluida" de fazer a conexão com o público.

Apresentadores Roberto Kovalick, Renata Lo Prete e César Tralli falam sobre novo cenário do Hora 1, Jornal da Globo e Jornal Hoje. — Foto: Fábio Tito/g1

"Tudo isso foi concebido não só para aproveitar os recursos tecnológicos e inovadores. Mas para que possamos pensar juntos, como equipe, de que maneira podemos levar a informação melhor para quem está em casa ou assistindo pelo celular, no trabalho", afirma o apresentador do ‘Jornal Hoje’.

Renata Lo Prete, por sua vez, destaca que "o essencial é que está tudo a serviço de informar melhor, de maneira mais clara e ao mesmo tempo mais aprofundada".

"Estamos todos na equipe muito entusiasmados com a perspectiva de oferecer ao público uma experiência mais rica e imersiva”, conta a apresentadora do Jornal da Globo.

"Esse é um investimento que a gente entende como uma renovação do compromisso com o jornalismo de qualidade e cada vez mais perto do nosso público. Estou muito animada para colocar isso em andamento", conclui.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!