Vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo 2019 são anunciados em Nova York
Os vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo foram anunciados nesta terça-feira (24), no Lincoln Center, em Nova York. A Globo concorreu nas duas categorias do prêmio.
Na categoria notícia, o Jornal da Globo, o Jornal Nacional e o Fantástico foram finalistas pela cobertura dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em março de 2018 no Rio de Janeiro.
Os vencedores foram a ITN e o Canal 4, do Reino Unido, com a cobertura do escândalo da Cambridge Analytica, envolvendo o roubo de dados pessoais de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Já a série de reportagens "11 dias na Coreia do Norte", exibida em setembro de 2018 no Fantástico, foi indicada na categoria atualidade.
A Sveriges Television (SVT), da Suécia, venceu com o programa "Missão Investigar: Diplomacia Enganosa", sobre o assassinato de funcionários da ONU no Congo.
2 indicações
A Rede Globo foi a única emissora indicada nas duas categorias do Emmy Internacional de Jornalismo. Em 2011, o Jornal Nacional ganhou o prêmio pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro.
Este foi o 13º ano consecutivo em que o jornalismo da Globo foi indicado ao maior prêmio da televisão mundial. Ao todo, o Grupo Globo tem 16 prêmios Emmy. O mais recente foi recebido em abril deste ano, com "Malhação – Viva a Diferença". Concebido por Cao Hamburger e dirigido por Paulo Silvestrino, o programa ganhou o Emmy Internacional Kids na categoria "Séries".