15/08/2016 17h16 - Atualizado em 15/08/2016 20h46

Bovespa fecha no maior patamar em quase 2 anos e sobe 36,4% em 2016

Principal índice de ações brasileiro subiu 1,45%, aos 59.145 pontos.
Alta foi favorecida pelo tom positivo no exterior e pela Petrobras.

Do G1, em São Paulo

O principal índice da Bovespa fechou em alta e alcançou o maior nível em quase 2 anos, nesta segunda-feira (15), favorecido pelo tom positivo no exterior. As ações da Petrobras deram a maior contribuição positiva, na esteira do avanço dos preços do petróleo.

  •  
  •  

O Ibovespa subiu 1,45%, a 59.145 pontos. Veja a cotação. É o maior patamar desde o dia 8 de setembro de 2014, quando a bolsa fechou aos 59.192 pontos.

No mês de agosto, o índice de ações acumula valorização de 3,2%; no ano, sobe 36,4%.

Destaques do dia
Perto do fechamento, a Petrobras tinha as preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos) em alta acima de 2% e as ordinárias (direito a voto) avançavando mais de 4%, na esteira do avanço dos preços do petróleo no mercado internacional.

As ações da holding Metalúrgica Gerdau e do grupo siderúrgico Gerdau, controlado pela primeira, ficaram entre as maiores altas do Ibovespa nesta segunda, com as cotações nas máximas desde maio e outubro de 2015, respectivamente, segundo a Reuters.

Vale subia mais de 2% nas preferenciais e nas ordinárias, acompanhando o tom positivo no mercado, apesar do declínio do minério de ferro vendido na China. Os bancos Itaú Unibanco e Bradesco subiram e fortaleceram o Ibovespa, dada a relevante fatia que detêm no índice.

Cenários externo e interno
Os investidores analisaram os últimos resultados da temporada de balanços no Brasil, além do noticiário ligado à atividade de fusão e aquisição. A sessão foi marcada ainda pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações.

Em Wall Street, a semana começou com os principais índices acionários no azul, com o S&P 500 e o Nasdaq renovando máximas recordes, apoiados no avanço dos preços do petróleo.

O mercado de ações europeu atingiu a máxima em sete semanas, impulsionado por ações do setor de saúde após o grupo farmacêutico belga UCB obter uma decisão judicial favorável nos Estados Unidos.

Última sessão
A bolsa fechou estável nesta sexta-feira (12), em um dia de oscilação no mercado. O Ibovespa não teve variação em relação ao fechamento da véspera, e terminou a 58.298 pontos.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de