Censo

Por Paula Paiva Paulo, g1


Favela Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte — Foto: André Cavaleiro/Divulgação

O Brasil tem 16,4 milhões de pessoas vivendo em favelas, mostram dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

📌O número representa 8,1% da população do país, um aumento em relação aos 6% de 2010. Parte do crescimento, segundo o IBGE, decorre da melhoria na coleta dos dados.

Ao todo, o país tem 12,4 mil favelas distribuídas por 656 das 5.570 cidades do país (em 2010, elas eram 6.329 em 323 municípios).

Veja, no infográfico a seguir, quais são elas e quantas pessoas vivem em favelas em cada uma, e leia abaixo mais detalhes sobre o levantamento.

📊A Região Norte tem a maior fatia da população vivendo em favelas, 19%; em Belém e Manaus, mais da metade da população está em comunidades;

📄A maioria das favelas (72,5%) tem até 500 lares;

📍A favela da Rocinha, no Rio, continua sendo a maior do país, seguida da Sol Nascente (DF) e da Paraisópolis (SP) (clique aqui para ver as 20 maiores);

‍🙎🏿‍♂Os moradores de favelas são mais jovens e mais negros que a média brasileira (entenda);

⛪ 👩🏻‍⚕️As favelas têm mais templos e menos unidades de saúde que a média (saiba mais);

🧭As favelas são diversas e heterogêneas em suas formas, tamanhos e tipos de construção. Ocupam morros, baixadas, praias, planaltos, alagados, mangues, beiras de rio e outras composições geográficas. E segundo o IBGE, as favelas estão concentradas na faixa litorânea, na calha do Rio Amazonas e em regiões de expansão de fronteira agrícola.

IBGE passa a chamar as favelas de favelas

IBGE passa a chamar as favelas de favelas

Moradores da favela Educandos durante a pandemia de Covid-19 em Manaus — Foto: Bruno Kelly/Reuters

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!