A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) reduziu em 4,7 milhões de toneladas sua estimativa de produção mundial de cereais em 2015/16, para 2,53 bilhões de toneladas. Se confirmada, a produção será 1,1% menor que o recorde do ano passado. A revisão reflete, principalmente, a expectativa de menor produção de milho na Índia e na Ucrânia, em virtude do clima desfavorável.
A FAO reduziu sua estimativa de produção de arroz em 1,6 milhão de toneladas, para 491,4 milhões de toneladas, principalmente por causa do tempo seco na Tailândia, que deve afetar a safra do país.
Em contrapartida, a estimativa para a safra de trigo foi elevada em 1,4 milhão de toneladas, para 736 milhões de toneladas. Se confirmada, a produção será cerca de 3 milhões de toneladas maior que o recorde de 2014. De acordo com a FAO, a expectativa de que a safra da Europa será maior do que era projetado anteriormente mais do que compensou a queda na Austrália e nos Estados Unidos, onde as lavouras tiveram impacto de chuvas abaixo da média e do calor.
A projeção para a safra de milho e outros cereais foi de 1,306 bilhão de toneladas em outubro para 1,302 bilhão de toneladas na estimativa atual.
A projeção de utilização de cereais foi reduzida marginalmente em 1,8 milhão de toneladas, para 2,528 bilhões de toneladas. Se confirmada a estimativa, o consumo nesta temporada será 1,2% maior que o reportado em 2014.
Com relação aos estoques globais de cereais ao fim da temporada 2015/16, a estimativa ficou estável em 638 milhões de toneladas.