Apicultores contam com apoio de cooperativa em Roraima
Já pensou em começar uma criação de abelhas sem ferrão? O processo, conhecido como meliponicultura, exige alguns cuidados.
Esse tipo de criação tem se tornado uma atividade econômica importante para o produtor, graças à comercialização do mel, da polinização de algumas culturas comerciais e da venda de colônias formadas pela criação racional.
A própria produção de mel pode ser uma atividade muito lucrativa. Segundo Waldemar Sartor, criador de abelhas, é uma rotina produtiva que não precisa de vigia, não precisa de vacinas e a colheita é reduzida, acontece apenas uma vez por mês.
A parte mais complicada do processo é a industrial, necessária para separar o mel da cera que fecha os favos e cuidar da decantação.
Para entender melhor o assunto, a cartilha da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), reúne um passo a passo completo para começar o meliponicultura.
A publicação também traz informações importantes sobre o desenvolvimento e multiplicação das colônias, além de detalhes sobre polinização e manejo.
VÍDEOS: Globo Rural responde
Criação de abelhas sem ferrão