17/09/2016 16h26 - Atualizado em 18/09/2016 11h20

Fim de semana no DF tem evento mundial de empreendedorismo

Programa já passou por mais de 120 países e lançou 13 mil startups.
Edição de Brasília foca em projetos direcionados ao mercado financeiro.

Do G1 DF

Startup Weekend Fintech: evento mundial de empreendedorismo financeiro tem primeira edição no DF (Foto: Reprodução site da Startup Weekend)Startup Weekend Fintech, evento mundial de empreendedorismo financeiro tem primeira edição no DF (Foto: Reprodução site Startup Weekend)

O Distrito Federal recebe pela primeira vez a Startup Weekend Fintech, maior evento mundial de empreendedorismo. Esta edição é dedicada principalmente ao desenvolvimento de serviços e produtos financeiros. As atividades são realizadas na sede do Banco do Brasil, no Setor de Autarquias Norte até este domingo (18).

São esperados 120 participantes, entre universitários, desenvolvedores, designers, profissionais do setor financeiro e empreendedores.

O Brasil é o segundo país com o maior número de eventos da Startup Weekend, atrás apenas dos Estados Unidos. Este ano deve fechar com um total de 120. No mundo, de janeiro a setembro, foram mais de 1,2 mil eventos. A Startup Weekend passou por mais de 120 países em oito anos de existência e mais de 13 mil startups foram criadas.

Um dos organizadores, Tony Celestino, afirma que o evento não tem a intenção de produzir startups, mas de auxiliar no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. As três equipes finalistas receberão prêmios ainda não definidos.

"A missão é inspirar e ajudar a preparar as pessoas para terem um mindset [mentalidade] mais empreendedor. Ocasionalmente ocorre de nascer uma ou outra startup", afirma. Um desses casos foi o da empresa Easy Taxi, cuja ideia inicial surgiu em um Startup Weekend em 2011 no Rio de Janeiro. Em quatro anos, o aplicativo que busca táxis e administra corridas chegou a 30 países.

De acordo com o diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, apoiador da Startup Weekend, Marco Mastroeni, o evento é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, contatos e, efetivamente, criar novas empresas que possam trazer inovação ao setor financeiro.

O cronograma de atividades vai de sexta-feira a domingo e resume o processo de desenvolvimento de uma startup em 54 horas. Todas as etapas serão feitas em grupo, da criação, programação e design até a validação de mercado.

Por isso, na inscrição, o participante deve escolher o papel que deseja assumir: designer, developer, business e financials. As equipes devem ser formadas com, ao menos, uma pessoa de cada perfil. É possível conhecer a função de cada um no site do evento. 

Na noite do primeiro dia, cada participante terá um minuto para vender a própria ideia aos demais participantes. Não serão aceitos projetos em andamento ou já concluídos. Depois, segue para votação. Entre 10 e 15 ideias serão escolhidas para a formação de equipes, que terão os dois dias seguintes para desenvolver um modelo com serviços de finanças.

Nove profissionais com experiência em desenvolvimento de startups e especialistas em fintechs vão auxiliar as equipes em todas as etapas da criação do projeto. Entre eles, a CEO e sócia-fundadora da Clube Ami O Boticário, Anaisa Brito, e o co-criador da NomadLab, Lucas Coelho.

Os produtos finais serão apresentados para uma banca formada por gestores de órgãos de fomento e fundos de investimento. A previsão é para que comece às 18h de domingo.

O diretor da Techstart Startup Programs no Brasil, que criou o modelo do evento, é um dos organizadores da Startup Weekend. 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de