O Centro Cultural Banco do Brasil recebe até 24 de outubro a exposição “Horizontes da arte na América Latina e Caribe”, com 60 obras de 19 países. A mostra pode ser vista gratuitamente de quarta a segunda, das 9h às 21h.
O público pode ver trabalhos de nomes como os brasileiros Di Cavalcanti, Tomie Ohtake e Cícero Dias, os uruguaios M. de Vita, Vicente Martin, Costigliolo e Rafael Damiani, o cubano Alexandre Lobaina, o jamaicano Marvin Ferguson, o guatemalteca Elmar Rojas, os haitianos Frank Etienne e Bernard Sejourne, o salvadorenho Fernando Llort, a hondurenha Leticia Banegas e o muralista mexicano Diego Rivera.
Segundo os organizadores, o objetivo é “quebrar o paradigma do extremo desconhecimento mútuo”. A exposição foi concebida com o intuito de apresentar ao público brasileiro um recorte da poética dos países das regiões.
cartaz em mostra do CCBB de Brasília
(Foto: Colección Instituto de Bellas Artes do México)
A exposição traz obras de acervos das representações diplomáticas que estão em Brasília e peças disponibilizadas pelos governos dos países.
São pinturas, gravuras e desenhos divididos em três eixos: “Das coisas”, com inventários do mundo; “Do horizonte”, com as paisagens; e “Dos retratos”, com rostos, corpos e suas marcas.
O visitante pode criar o próprio percurso. A organização do evento quer estimular indagações do público para “estender os limites desse regionalismo” a partir do envolvimento com a pluralidade de culturas e da aproximação da identidade de cada país.
Os produtores afirmam que a mostra não é um estudo aprofundado da produção artística da América Latina. A ideia foi criar uma visão parcial a partir dos acervos disponibilizados.
“Horizontes da Arte na América latina e Caribe”
Exposição de 60 obras de 19 países
Data: até 24 de outubro
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: CCBB
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22
Informações: (61) 3108-7600
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre