A atriz Vera Holtz protagoniza em Brasília a peça "Timon de Atenas", escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare. O espetáculo ocorre na sexta (11) e no sábado (12) a partir das 21h e às 18h30 no domingo (13). A apresentação será no teatro Ulysses Guimarães, na Universidade Paulista (Unip), com capacidade para 500 pessoas. A entrada inteira custa R$ 25 e a meia, R$ 12,50.
Dirigido por Bruce Gomlevsky, o espetáculo criado no século 16 traz estética, figurino e cenário atualizados para os dias de hoje. Atemporal, o texto é centrado no jogo de poder e na influência do dinheiro, temas que se relacionam à trama política nacional. “Estou ansioso para ver a reação do público na capital do país”, diz o diretor.
No papel de Timon, Vera vive a queda de um milionário abandonado por todos ao perder a própria fortuna. Em busca de poder, o mecenas se alia a manifestantes nas ruas. A atriz é conhecida pelo papel de Lucinda na novela da TV Globo "Avenida Brasil" e por postagens de humor nas redes sociais.
(Foto: Facebook/Reprodução)
Segundo Gomlevsky, nada impede que uma mulher interprete o papel masculino. “O Timon é um personagem difícil e profundo, quase uma entidade, independente de gênero”, diz. Além de diretor, Bruce também é ator e relata ser um aprendizado constante observar Holtz em cena. “É lindo vê-la em cena descobrindo o personagem”, explica o diretor.
A produção da peça ofereceu o papel a Vera a quatro semanas da estreia, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 9 de outubro do ano passado. O ator que interpretaria Timon havia desistido do espetáculo. O diretor decidiu por Holtz assim que colegas cogitaram o nome dela. “Foi a melhor escolha que fizemos”, afirma.
Traduzido do inglês pela crítica teatral especialista em Shakespeare Bárbara Heliodora, o texto mantém a profundidade e a poética da versão original. “A linguagem não é coloquial, televisiva. Vai ser um contraste muito interessante entre a estética atual e a linguagem mais arcaica”, diz.
Além das apresentações, o elenco participa de uma mesa redonda com o público no domingo (13), às 20h30, no mesmo local. O evento é aberto a quem não assistiu o espetáculo no dia.