Um caminhão chamado para retirar árvores caídas na 308 Sul, em Brasília, acabou estourando um cano de água neste sábado (5). Ao tentar sair da quadra, o caminhão ainda atolou em um buraco criado para consertar as tubulações. De acordo com a Caesb, a quadra ficou sem abastecimento das 11h às 15h. A Novacap, que cuida da manutenção no Distrito Federal, reconheceu o caso.
Prefeito da quadra da Asa Sul, o assessor parlamentar Edinho Magalhães registrou o fato (veja vídeo). Para ele, houve houve uma “sucessão de erros”. “Foi uma planta imensa que tombou em cima do prédio no vendaval de sexta. Pediram apoio a um caminhão munck para resolver o problema, mas aí quando ele quebrou a calçada e estourou os canos, passamos a ter mais três”, lamentou.
Magalhães disse acreditar que a situação poderia ter sido evitada se a Novacap tivesse feito a poda das árvores. “Há cerca de dois anos, o Departamento de Paisagismo e Jardins fez um laudo diagnosticando que algumas árvores estavam em local inapropriado e poderiam cair”, afirmou. “Mesmo assim, nunca vieram tirar essas árvores.”
“Em vez de o caminhão esperar os trabalhos da Caesb para ir embora, ela vai lá e atola em cima do vazamento”, continuou. Segundo ele, os funcionários tiveram de suspender as atividades porque havia “um caminhão gigante em cima do buraco que abriram para consertar”.
Ainda de acordo com o morador da quadra, que é tombada como patrimônio histórico do DF, o caminhão de grande porte especializado em remover objetos pesados pertence ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ele teria sido chamado para dar suporte à Novacap, que enfrenta greve de servidores desde 3 de novembro. O DER não confirmou a versão.
Em nota, a Novacap disse que "pela natureza do tombamento da árvore, a sua retirada terminou danificando a calçada do local". Uma equipe técnica deve ir ao local nesta segunda-feira (7).
Só na última sexta-feira, foram registradas pelo menos 30 quedas de árvores em todo o DF. O vento também arrancou parte de um ginásio, na 904 Sul. Na hora, havia um treino de basquete. Ninguém se feriu.