O Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília , funciona há oito anos sem alvará de funcionamento e habite-se, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, as exigências de segurança do teatro não estão de acordo com as normas.
Sem os documentos necessários, a Vara de Infância proibiu a realização de um espetáculo de balé, que envolveria 300 crianças e adolescentes.
De acordo com os bombeiros, em 2005 a concessão do alvará de funcionamento definitivo foi negada, pois foram encontradas falhas no combate a incêndios e nas medidas de esvaziamento do prédio. Em 2006 uma nova vistoria foi realizada e encontrou 40 irregularidades, como problemas de sinalização de emergência e extintores com o lacre violado ou vencido.
A Secretaria de Cultura, responsável pelo teatro, admite que o teatro funciona sem estar 100% de acordo com as regras de segurança. Além disso, afirma que as mudanças esbarram na lei de tombamento.
Há seis meses um grupo do governo estuda como fazer para adaptar o prédio e conseguir o alvará. A secretaria disse ainda que uma reforma com o custo de R$ 96 milhões deve começar em agosto deste ano.