Por Fernanda Bastos, Iana Caramori, g1 DF


  • Mais de 10 regiões de Brasília estão borradas no aplicativo de geolocalização da Apple, o Mapas.

  • Quem não deixou passar os "borrões" foi o influenciador digital Luiz Gomide, que postou um vídeo em suas redes sociais, na quinta-feira (12).

  • Questionada, a empresa de tecnologia não respondeu ao g1 até a última atualização desta reportagem. A FAB, no entanto, afirma que são áreas de segurança nacional.

Influencer fala sobre borrões no mapa de Brasília em aplicativo da Apple.

Influencer fala sobre borrões no mapa de Brasília em aplicativo da Apple.

Fora do mapa do DF? Mais de 10 regiões de Brasília estão borradas no aplicativo de geolocalização da Apple, o Mapas, na perspectiva de imagens de satélite da capital federal.

📌Entre os locais borrados estão prédios da Esplanada dos Ministérios, quatro anexos do Palácio do Planalto, batalhões da Polícia Militar do Distrito Federal, o Setor Militar Urbano e a Penitenciária da Papuda (veja abaixo).

Os "borrões" chamaram a atenção do influenciador digital Luiz Gomide, que postou um vídeo em suas redes sociais, na quinta-feira (12). Até esta sexta (13), a publicação tinha mais de 14,4 mil visualizações (veja vídeo acima).

Alguns usuários de aparelhos da Apple comentaram na postagem que sempre utilizaram o recurso e que os borrões começaram há poucos dias. A Apple não respondeu à reportagem, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) disse ao g1, por telefone, que os locais estão borrados por serem áreas de segurança nacional.

A Marinha, o Exército e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, também não retornaram sobre o questionamento.

Quais são as regiões borradas no DF?

1. Anexos do Palácio do Planalto

Anexos do Palácio do Planalto estão borrados no app da Apple. — Foto: Apple/Reprodução

Os anexos I, II, III, IV do Palácio do Planalto estão borrados no aplicativo da Apple. O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal e está na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Ministérios estão borrados no aplicativo da Apple. — Foto: Apple/Reprodução

O prédio do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Turismo fica na Esplanada dos Ministérios, no Bloco U, ao lado do Ministério dos Transportes.

3. Comando da Força Aérea Brasileira e Comando da Marinha

Ministérios estão borrados no aplicativo da Apple. — Foto: Apple/Reprodução

O Comando da Força Aérea Brasileira e Comando da Marinha ficam, respectivamente, nos blocos M e N da Esplanada dos Ministérios.

4. Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília está borrado no aplicativo da Apple. — Foto: Apple/Reprodução

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília é um órgão da Marinha. O grupamento foi inaugurado em 10 de agosto de 1970 à beira do lago Paranoá.

5. Base Aérea de Brasília e Força Aérea Brasileira

A Base Aérea de Brasília e a Força Aérea Brasileira são outras regiões borradas. — Foto: Apple/Reprodução

A Base Aérea é a área militar do Aeroporto Internacional de Brasília e faz parte da Força Aérea Brasileira.

O Grupamento de Apoio do Distrito Federal da Força Aérea Brasileira, no Lago Sul, onde está o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e o Serviço Social da Aeronáutica também está borrado (veja imagem acima). O local fica próximo ao aeroporto.

6. Setor Militar Urbano

Setor Militar Urbano é outra área borrada no aplicativo da Apple. — Foto: Apple/Reprodução

O Setor Militar Urbano (SMU) abriga as residências militares, a área é sede de centros de treinamento e do Quartel General do Exército, complexo formado por dez edifícios que sedia um teatro com capacidade para 1.200 pessoas.

Foi nesta região que ficaram acampados os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, antes do ataque aos prédios dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023.

7. Colégio Militar de Brasília

Colégio Militar de Brasília está borrado no aplicativo da Apple. — Foto: Apple/Reprodução

O Colégio Militar de Brasília iniciou as suas atividades de ensino em 05 de março de 1979. A instituição militar ministra a educação básica, nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio.

9. Complexo Penitenciário da Papuda

Complexo Penitenciário da Papuda está borrado no aplicativo da Apple — Foto: Apple/Reprodução

O Complexo Penitenciário da Papuda está localizado na região de São Sebastião. O local foi inaugurado em 2001 e possui quatro blocos de confinamento, sendo um deles, de segurança máxima.

10. 1° Regimento de Cavalarias de Guarda

Órgão do Exército está borrado pelo app da Apple — Foto: Apple/Reprodução

O 1º Regimento de Cavalaria de Guardas está localizado próximo ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e é um órgão do Exército.

11. Colmeia

Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colméia — Foto: Apple/Reprodução

A Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, fica no Gama. A penitenciária é um estabelecimento prisional de segurança média de sentenciadas que estão no regime fechado e semiaberto e de custodiadas provisórias que aguardam a justiça.

12. Escola de Formação de Praças da Academia de Polícia Militar do Distrito Federal

Escola de Formação de Praças da Academia de Polícia Militar do Distrito Federal está borrada. — Foto: Apple/Reprodução

A Escola de Formação de Praças da Academia de Polícia Militar do Distrito Federal é responsável pela formação de oficiais e praças, e está localizada no Taguatinga.

13. Batalhões da Polícia Militar

4° Batalhão da Polícia Militar, no Guará, é um dos que está borrado. — Foto: Apple/Reprodução

Vários Batalhões da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estão borrados pelo aplicativo da Apple. Um deles é o 4° Batalhão da Polícia Militar, no Guará (veja imagem acima).

14. Centro de Progressão Penitenciária

Centro de Progressão Penitenciária está borrado. — Foto: Apple/Reprodução

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) é um estabelecimento prisional que recebe custodiados do regime semiaberto e que já tenham benefícios legais como trabalho externo e saídas temporárias. O prédio está localizado no Sia, trecho 04.

LEIA TAMBÉM:

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!