Por Nathalia Sarmento, g1 DF


  • A artista brasiliense Nati Maia criou um "Calendário Artístico Preventivo" para 2025. A ideia é conscientizar as pessoas, ao longo dos 12 meses, sobre doenças que atingem boa parte da população. 📆

  • O calendário vai ser distribuído gratuitamente. O trabalho foi feito a partir de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

  • Nati Maia contou com a colaboração de 12 fotógrafos e utilizou técnicas de maquiagem para realçar a mensagem de cada obra.

Mãe e filho pousam para foto sobre Agosto Dourado — Foto: Bruno Fioravanti

Conscientização por meio da fotografia: a brasiliense Nati Maia criou um "Calendário Artístico Preventivo" para 2025. A ideia é conscientizar as pessoas, ao longo dos 12 meses, sobre doenças que atingem boa parte da população. 📆

"É importante que nós estejamos atentos à saúde. Afinal, diagnosticar uma doença com antecedência faz toda diferença. A ideia do calendário não é falar sobre doença, mas conscientizar sobre a importância de estarmos com os exames em dia", diz a artista.

Entre os convidados para participar das fotos, seis modelos passaram por doenças lembradas naqueles meses. O calendário temático será distribuído gratuitamente, uma vez que o trabalho foi feito a partir de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Dezembro Vermelho 🩸

Modelo pousa para foto sobre Dezembro Vermelho — Foto: Kakau Lossio

O mês de dezembro é caracterizado pela cor vermelha e chama a atenção para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV/Aids).

Atualmente, no Brasil, 897.465 pessoas estão vinculadas ao cuidado com o vírus, de acordo com o Painel Integrado de Monitoramento do Cuidado do HIV e da Aids. Em Brasília, são 15.714 pessoas atendidas.

O tratamento do vírus envolve uma combinação de medicamentos antirretrovirais que atuam no organismo impedindo a replicação do vírus. A medicação reduz a carga viral e melhora o funcionamento do sistema imunológico.

Exposição e lançamento do calendário

Modelo pousa para foto sobre maio amarelo — Foto: Sartory

Em uma exposição no Espaço Cultural Renato Russo, Nati Maia vai mostrar o processo até chegar nas imagens selecionadas para o calendário (saiba mais abaixo). 🌟

A artista contou com a colaboração de 12 fotógrafos e conta que usou técnicas de maquiagem para realçar a mensagem de cada obra.

Programe-se

Modelo posa para foto sobre fevereiro laranja — Foto: Karen Lima

'Calendário Artístico Preventivo'

  • 📆Lançamento: 18 de dezembro
  • 🕝Horário: das 19h às 22h
  • 📍Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
  • 💰Valor: Gratuito

Além do Diagnóstico: A evolução do tratamento do HIV

Além do Diagnóstico: A evolução do tratamento do HIV

LEIA TAMBÉM

Leia outras notícias da região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!