Mãe e filho pousam para foto sobre Agosto Dourado — Foto: Bruno Fioravanti
Conscientização por meio da fotografia: a brasiliense Nati Maia criou um "Calendário Artístico Preventivo" para 2025. A ideia é conscientizar as pessoas, ao longo dos 12 meses, sobre doenças que atingem boa parte da população. 📆
"É importante que nós estejamos atentos à saúde. Afinal, diagnosticar uma doença com antecedência faz toda diferença. A ideia do calendário não é falar sobre doença, mas conscientizar sobre a importância de estarmos com os exames em dia", diz a artista.
Entre os convidados para participar das fotos, seis modelos passaram por doenças lembradas naqueles meses. O calendário temático será distribuído gratuitamente, uma vez que o trabalho foi feito a partir de recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
Dezembro Vermelho 🩸
Modelo pousa para foto sobre Dezembro Vermelho — Foto: Kakau Lossio
O mês de dezembro é caracterizado pela cor vermelha e chama a atenção para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV/Aids).
Atualmente, no Brasil, 897.465 pessoas estão vinculadas ao cuidado com o vírus, de acordo com o Painel Integrado de Monitoramento do Cuidado do HIV e da Aids. Em Brasília, são 15.714 pessoas atendidas.
O tratamento do vírus envolve uma combinação de medicamentos antirretrovirais que atuam no organismo impedindo a replicação do vírus. A medicação reduz a carga viral e melhora o funcionamento do sistema imunológico.
Exposição e lançamento do calendário
Modelo pousa para foto sobre maio amarelo — Foto: Sartory
Em uma exposição no Espaço Cultural Renato Russo, Nati Maia vai mostrar o processo até chegar nas imagens selecionadas para o calendário (saiba mais abaixo). 🌟
A artista contou com a colaboração de 12 fotógrafos e conta que usou técnicas de maquiagem para realçar a mensagem de cada obra.
Programe-se
Modelo posa para foto sobre fevereiro laranja — Foto: Karen Lima
'Calendário Artístico Preventivo'
- 📆Lançamento: 18 de dezembro
- 🕝Horário: das 19h às 22h
- 📍Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
- 💰Valor: Gratuito
Além do Diagnóstico: A evolução do tratamento do HIV
LEIA TAMBÉM
- UNAIDS: cerca de 23% dos pacientes com HIV no mundo não recebe tratamento
- 'É PRECISO VOLTAR A FALAR DE PRESERVATIVO', diz mulher que pegou HIV do marido e convive com o vírus há 30 anos
Leia outras notícias da região no g1 DF.