Fachada da OAB-DF, em Brasília. — Foto: Roberto Rodrigues/OAB-DF
A eleição à presidência da Seccional Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) está marcada para o dia 17 de novembro. Cinco chapas participam, e os nomes foram publicados no Diário Eletrônico da OAB desta segunda-feira (21) (veja mais abaixo).
👉 Ao todo, 41 mil advogados estão aptos a votar. Das cinco candidaturas, há três homens e duas mulheres concorrendo ao cargo de presidente. Já para vice, há três mulheres e dois homens. Veja abaixo quem são os candidatos à presidência da OAB-DF, em ordem alfabética.
Cleber Lopes de Oliveira
Candidato à presidência da OAB-DF Cleber Lopes de Oliveira. — Foto: Divulgação/Redes sociais
Foi professor da Escola Superior de Advocacia (ESA/DF) e presidente da Comissão de Prerrogativas. Cleber Lopes de Oliveira faz parte da OAB-DF desde 2002.
- Vice-presidente: Gisele dos Reis Silva
- Chapa: A Ordem com Mais Voz
👉 Cleber é o candidato apoiado pelo governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha Junior (MDB). Ao g1, o governador confirmou sua torcida. "Mesmo sem participar diretamente da campanha, a minha torcida é pelo Cléber", diz Ibaneis Rocha.
Cristiane Damasceno Leite
Candidata à presidência da OAB-DF Cristiane Damasceno Leite. — Foto: Divulgação/Redes sociais
Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e pós-graduada em Direito Processual Penal pela Universidade Gama Filho (UGF), Cristiane Damasceno Leite também é mestre em Direito Constitucional pela Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP).
Em 2019, foi vice-presidente da OAB-DF, e desde 2013, é professora de graduação e pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal. Cristiane Leite foi presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB-DF.
- Vice-presidente: Alexandre Vieira de Queiroz
- Chapa: Inovar a Ordem
Everardo Ribeiro Gueiros Filho
Candidato à presidência da OAB-DF Everardo Ribeiro Gueiros Filho. — Foto: Reprodução/Redes sociais
Natural de Recife, em Pernambuco, Everardo Ribeiro Gueiros Filho se graduou em Direito na Universidade Católica de Pernambuco, em 1997. Atua como advogado em Brasília desde 1998 e é pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Eleitoral.
Pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires ele é membro Vitalício Efetivo e Imortal de Ciências da Academia Latinoamericana de Ciências Humanas e da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura.
- Vice-presidente: Rute Raquel Vieira Braga da Silva
- Chapa: Coragem para Mudar
Karolyne Guimarães dos Santos Borges
Candidata à presidência da OAB Karolyne Guimarães dos Santos Borges. — Foto: Reprodução/Redes sociais
A taguatinguense Karolyne Guimarães dos Santos Borges se graduou, em 2009, em Direito pela Universidade Paulista (Unip) e fez especialização em Advocacia Criminal, Gestão de Processos Acadêmicos pela Faculdade Projeção.
Ela também é mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em 2016, Karolyne Borges atuou como diretora da OAB Subseção de Taguatinga e, em 2017, foi administradora regional de Taguatinga.
- Vice-presidente: Antônio Raimundo Gomes Silva Filho
- Chapa: A OAB que eu Preciso
Paulo Maurício Braz Siqueira
Candidato à presidência da OAB-DF Paulo Maurício Braz Siqueira. — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em 2002, Paulo Maurício Braz Siqueira se graduou em Direito, na Universidade Católica de Brasília (UCB). Ele cursou pós-graduação no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) em Direito Tributário.
Conhecido como Poli, Paulo Maurício atua como advogado com foco nas áreas do direito empresarial e tributário e é professor de graduação e pós-graduação. Ele faz parte da OAB-DF desde 2008, atualmente, é secretário-geral da OAB-DF, licenciado.
- Vice-presidente: Roberta Batista de Queiroz
- Chapa: OAB para Todos
O que faz o(a) presidente da OAB?
O presidente da OAB-DF coordena e dirige as atividades da organização, desenvolve relações institucionais com órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e defende os interesses da advocacia e do Estado de Direito. O presidente também representa a advocacia em eventos e atividades oficiais, convoca e preside reuniões.
Na OAB os presidentes, vice-presidentes e outros cargos da diretoria não recebem salário nem subsídios para os cargos de diretoria, ou seja, são voluntários. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha Barros Junior foi presidente da OAB-DF de 2013 a 2015.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: diferença na paisagem de Brasília na seca e depois de 7 dias de chuva
- ASSÉDIO MORAL E SEXUAL: denúncias aumentaram mais de 233% em cinco anos no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.